Rede de supermercados gigante precisou dar adeus ao Brasil após triste fim e venda milionária a rede do Pão de Açúcar
Fundado no dia 7 de setembro de 1948, o Pão de Açúcar é vista como uma das maiores redes de supermercados do Brasil. Ao longo dos anos, a empresa provou que é sinônimo de qualidade e excelentes preços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a sua criação, a empresa precisou lidar com concorrentes a altura, como Carrefour, Oxxo e Dia, além dos atacarejos, como Max, Sam’s Club e outros, que são destaques até os dias atuais.
Porém, ao longo dos anos, o Pão de Açúcar lidou com concorrentes que tiveram o seu fim no Brasil. Inclusive, a empresa viu a oportunidade de comprar um de seus rivais em 2012. Nesta quarta-feira, 7, iremos relembrar o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da rede Sé Supermercados. Fundada em 1954, a empresa cresceu e chegou a expandir em todo o território nacional, porém, com a virada do século, o grupo português Jerônimo Martins passou a lidar com dívidas.
Em 2012, os Supermercados Sé são a segunda rede em São Paulo, com 60 lojas. Mas, desde 2011, passaram a lidar com alguns problemas financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Estadão, no ano de 2012, o grupo português vendeu a cadeia de supermercados Sé por 400 milhões de reais devido as dívidas da empresa.
DÍVIDA DA REDE
“O objetivo da Jerônimo Martins é a redução da dívida. Por isso, o grupo optou por reduzir a dívida num local que representou a maior parcela dos seus resultados negativos em 2001, focalizando em locais com maiores níveis de rentabilidade, como Portugal e a Polônia”, afirmou à Agência Estado a diretora de comunicação do grupo, Marta Maia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
● A atitude de William Bonner, do Jornal Nacional, com garçom em restaurante deixa o Brasil perplexo
● Estrela da Globo revela o que Roberto Carlos não suporta de jeito nenhum e proibição no palco: “Não podia”
A tática da venda do Pão de Açúcar resultou em um saldo positivo para o grupo Jerônimo Martins, uma vez que a dívida ficou abaixo da meta para o final do ano, que era de um bilhão de euros. Atualmente, o grupo segue no mercado e bem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS SUPERMERCADOS PÃO DE AÇÚCAR TEM?
Como havíamos mencionado, o Pão de Açúcar tornou-se um dos maiores nomes do mercado brasileiro. Além de investir em novas possibilidades no mercado, a empresa segue em crescimento com as suas redes.
Atualmente, o Pão de Açúcar conta 91 pontos em São Paulo e 154 no Brasil, de acordo com informações da Veja.
No entanto, a ideia do Pão de Açúcar é abrir mais 300 endereços até o final de 2024, sendo 250 da rede Minuto.