Plataforma gigante de transporte por aplicativo, amada pelos brasileiros, crava adeus definitivo no Brasil. A rival n° 1 da Uber chega ao fim após não resistir a concorrência
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as plataformas de transporte por aplicativo estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O mercado nacional é completamente dominado pela Uber, mas, existem outras inúmeras opções. Aliás, falaremos sobre o adeus definitivo de um grande rival do app, após não resistir a concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril de 2021, o aplicativo de mobilidade Cabify surpreendeu o Brasil ao anunciar que estava encerrando as operações. O anúncio foi feito em um comunicado nas redes sociais da empresa, que competia com Uber e 99 no ramo de corridas com motoristas particulares. Aliás, a empresa deu uma grande explicação para o fim das atividades no país.
A Cabify chegou ao Brasil em junho de 2016, cinco anos depois da empresa ter nascido na Espanha. Para brigar com as grandes Uber e 99, a companhia resolveu não cobrar qualquer tarifa dinâmica para suas corridas, levando em conta apenas a distância entre o começo e o destino da rota. O que não durou muito tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Tecno Blog’, a empresa revelou que não estava conseguindo ser rentável no país. A rival da Uber foi fundada em 2011 na Espanha e está presente em mais de 85 cidades em nove países. Os outros oito além do Brasil são Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
Comunicados da empresa
Segundo um comunicado enviado a Tilt, a Cabify diz que a decisão foi por motivos econômicos: “Fontes da empresa explicam que a Cabify tem um forte compromisso com a busca de rentabilidade e que tomou a decisão de encerrar o serviço a partir de 14 de junho”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pandemia teria afetado os rendimentos da rival da Uber: “Ressaltamos que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise socioeconômica local causada pela Covid-19. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a companhia a parar sua operação no Brasil”.
No Brasil, a empresa foi na contramão do resto do mundo. “Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020”, disseram.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como virar motorista de aplicativo?
Para se tornar motorista Uber, por exemplo, é necessário cumprir alguns requisitos básicos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- ter mais de 21 anos;
- possuir uma CNH com observação “Exerce Atividade Remunerada (EAR)”; e
- um veículo que atenda às exigências da Uber.
Além disso, é preciso enviar documentos como antecedentes criminais e comprovante de residência, além de passar por uma inspeção do veículo. Após a aprovação, é possível começar a aceitar corridas pelo aplicativo.