Anatel cravou fim de serviço crucial que atingem em cheio a Vivo, Tim e Claro
Ocorre que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras como Vivo, Tim e Claro, e também os consumidores.
Acontece que atualmente as redes sociais consomem o maior tempo de tela, ou seja, o maior tempo em que os usuários ficam conectados no celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Decreto da ANATEL: Fim de uma era atinge a Claro, Tim e Vivo com adeus colossal de lojas armado em shoppings
Seja por trabalho ou lazer, as redes sociais são bastantes utilizadas e operadoras como Vivo, Tim e Claro até possuem planos específicos apenas para esse tipo de acesso à internet.
Ocorre que no dia 07 de abril de 2024, a Anatel, após diálogo com assessores do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrou em contato com as operadoras de telecomunicações para informar sobre a hipótese de bloquear as atividades da plataforma X (ex-Twitter) no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, Claro, Tim e Vivo estão de prontidão para uma eventual ordem judicial de possível bloqueio da rede social de Elon Musk. A mesma só pode sair do ar por meio dessa ação.
Vale destacar que, o desenrolar de toda a situação teve início depois de uma decisão de Alexandre de Moraes bloquear a conta do X de alguns investigados no inquérito das milícias digitais. Segundo o ministro do STF, eles usavam as plataformas para práticas irregulares que são investigadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Na casa dos R$ 30 mil: 7 carros indestrutíveis, com Volks e Chevrolet na lista, para comprar em novembro
● Nova lei da aposentadoria em vigor garante descanso aos 55+ e coloca trabalhadores em festa hoje (24)
● Lei em vigor na era Lula confirma 8 benefícios exclusivos para idosos 60+ e já pode solicitar hoje
Mas, diante toda a situação, o empresário Elon Musk fez um pronunciamento na rede social questionando as atitudes de Moraes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse juiz tem traído repetidamente e descaradamente a constituição e o povo do Brasil”, escreveu. “Ele deve renunciar ou ser alvo de um impeachment”, disse ainda o dono do X.
A REDE SOCIAL PODE SAIR DO AR?
Diante do possível fim da rede social X, os usuários têm mostrado-se apreensivos por poderem ver o fim do aplicativo ser decretado no Brasil.
Até o momento desta publicação, maiores detalhes sobre o possível adeus do X do Brasil não foram expostos.
Como já aconteceu no passado (inclusive com outras plataformas), para que o X seja removido do ar no Brasil, é necessária uma ordem judicial de acordo com informações do portal UOL. A partir dela, as operadoras bloqueiam o acesso.
O ministro do STF Alexandre de Moraes já emitiu determinação de suspender as contas de vários extremistas que usavam as redes para espalhar ideias golpistas.
Porém, Elon Musk tem ido além e atacou diretamente o ministro, relator das ações que tratam de fake news, milícias digitais e da tentativa de golpe em 8 de janeiro.
QUEM SÃO OS DONOS DA CLARO, TIM E VIVO?
Carlos Slim é um empresário mexicano, controlador da América Móvil, maior operadora de telefonia celular da América Latina de acordo com informações do portal Época Negócios.
A empresa é dona de marcas como a Claro, Embratel e Net, no Brasil. Ele tem negócios em diversas outras áreas, como bancos, construção, indústria, mineração e varejo.
Tim Maia é controlador da Telecom Italia, sendo o dono da operadora de telecomunicações Tim. STC (Saudi Telecom Company) é a maior acionista da Vivo, sendo a controladora da Telefônica Brasil.