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“Descontinuado”: Fim de serviço crucial atinge 7 shoppings, incluindo o SP Market, por culpa do Mercado Livre

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SP Market e Mercado Livre (Reprodução - Internet)

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Lista de shoppings foram prejudicados pelo mercado livre e tiveram que anunciar o fim crucial de serviço

O universo do Marketplace é praticamente dominado por empresas que estão fomentando esse segmento há bastante tempo, como a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo, onde seus aplicativos estão em milhares de celulares e eles fazem milhares de entregas diariamente a uma multidão de pessoas.

Principalmente por conta da pandemia, alguns shoppings, como o SP Market, tiveram a ideia de fomentar o próprio marketplace, assim, as pessoas não necessariamente precisariam sair de casa para conseguir fazer uma compra, algo que estava extremamente limitado na época da pandemia.

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Em uma matéria publicada pelo portal O Dia, foi informado que os shoppings, aos poucos, estão abandonando o Marketplace, principalmente por conta da difícil concorrência que é o Mercado Livre, que a cada dia cresce cada vez mais.

O caso mais notório foi o da Delivery Center, investida da Multiplan e da BrMalls, descontinuado em 2021. De lá para cá, outros grupos discretamente desativaram suas operações do gênero, como Syn, Almeida Junior, Lumine e Terral.

De um lado, ficou claro que as redes de shoppings não conseguem competir no campo digital com as gigantes do comércio eletrônico, como Mercado Livre, Amazon, Magalu e Shopee, entre outras, que investem montanhas de recursos em publicidade para captar clientes e logística de entregas rápidas.

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Os Shoppings entenderam que era mais vantajoso  atrair os visitantes para compras presenciais e valorizar os espaços físicos, que se diferenciam como centros de serviços, alimentação e lazer. Nesse contexto, o esforço de digitalização foi direcionado aos aplicativos de relacionamento específicos para cada shopping, com anúncio de promoções, reserva de restaurantes e ingressos de cinema, desconto em estacionamento e programas de fidelidade.

“O papel que uma plataforma digital tem para o shopping é ser uma extensão de conveniência, de serviço, de praticidade e de fidelização para o cliente que já frequenta esse shopping. Estamos falando de marketplaces para cada um dos shoppings e não para as redes inteiras”, afirma o consultor e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, em entrevista ao portal.

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Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

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