Em janeiro, a apresentadora trouxe uma importante notícia aos correntistas de todas as instituições bancárias
Caixa, Itaú e outros bancos populares ganharam destaque no Jornal Nacional. No início do ano, Renata Vasconcellos anunciou o fim de um antigo serviço que foi fundamental durante muitos anos.
Foram décadas de funcionamento, até que houve uma substituição revolucionária. “O primeiro meio eletrônico de transferência bancária do Brasil vai ser extinto daqui a pouco”, disse a jornalista na edição que foi ao ar no dia 14 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após quase 40 anos, surpreendentemente, o DOC, que é o Documento de Ordem de Crédito, deixou de ser uma opção de transferência. O principal motivo, claro, foi a substituição pelo PIX, criado em 2020, oferecendo facilidade e praticidade ao mesmo tempo aos usuários.
Durante todo esse tempo, o modelo de transação foi responsável por mudar a forma de circulação de dinheiro no país. Em sua longa trajetória bancária, o DOC passou por cinco moedas e foi do cruzeiro ao real. Porém, agora, diante de tanta mudança, ele faz parte do passado.
“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TED quanto o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao gratuito e instantâneo”, disse Isaac Sidney, o presidente da Febraban, após a extinção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O noticiário é exibido no horário nobre da Globo, antecedendo a novela das 9. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE