Clientes já podem se despedir! Carrefour pega consumidores de surpresa ao confirmar fim de serviço vital para muitos
O Carrefour é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores redes de supermercados do Brasil. Com milhares de clientes, a empresa chocou ao anunciar o fim de um serviço crucial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De uma só vez, conforme divulgado no Instagram da revista IstoÉ, o Carrefour fechou 29 lojas, localizadas na cidade de São Paulo e no ABC Paulista.
À seguir, entenda os bastidores da decisão e qual serviço foi fechado pelo Carrefour, conforme apurado pelos especialistas em mercado do TV Foco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fechamento atingiu novo modelo de loja da empresa
Mas afinal, qual serviço está com os dias contados no Carrefour? Em resumo, segundo o portal, a decisão atinge as lojas autônomas Express em condomínios.
Esse modelo de loja oferecia uma experiência prática e acessível, principalmente para quem buscava conveniência em compras rápidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, as lojas Express em condomínios foram uma aposta do Carrefour para oferecer comodidade a seus clientes.
Sem filas e com um sistema de autoatendimento, elas permitiam que moradores de condomínios e funcionários de prédios comerciais realizassem suas compras de forma rápida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Descanse em paz: O fim de 4 refrigerantes populares do Carrefour, Assaí e + deixa clientes sem chão até hoje
● R$ 6,9 BI na mesa e 34 lojas: Rival matadora do Carrefour chega com tudo pra aniquilar até o Assaí no Brasil
● Nova rede de supermercados põe pé na porta e acaba de engolir unidades do Carrefour para aniquilar rivais
Como? Com esse serviço, os clientes conseguiam pagar diretamente no local e sem precisar de interações, pagando através do aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse serviço começou a ganhar força em 2020, na época da pandemia e do isolamento social, com promessas promissoras.
Inicialmente, o modelo tornou-se essencial para quem vive uma rotina corrida, principalmente em grandes centros urbanos.
FECHAMENTO E NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
A decisão de fechar as lojas autônomas representa mais do que uma simples mudança operacional. Trata-se de um reposicionamento do Carrefour.
Segundo o portal da jovempan, a empresa confirmou que a medida faz parte da sua nova estratégia de negócios. Mais: “Calote: A falência devastadora de empresa gigante como a Carrefour”
Além disso, ela teria confirmado que agora não contempla mais esse modelo de operações. Os motivos, segundo especialistas, são:
- Especialistas afirmam que o modelo de negócios não são viáveis para empresas com faturamento superior a R$ 100 bilhões por ano.
- A relação entre a receita gerada por essas lojas e os custos operacionais para mantê-las não é favorável
- Apesar do sucesso entre muitos clientes, o retorno financeiro é insatisfatório para a rede.
- Outros modelos de negócio vem ganhando destaque
Considerações finais
Para quem já tinha incorporado o Carrefour Express à rotina, o fim do serviço, anunciado neste mês, representa um impacto real.
No entanto, o Carrefour reforça que continuará a buscar novas formas de atender seus clientes, investindo em inovação e canais digitais.
O objetivo da empresa é continuar sendo relevante e proporcionar conveniência aos consumidores, mesmo que isso envolva mudanças em seus formatos de loja.
QUAL O MAIOR SUPERMERCADO DO BRASIL?
O maior supermercado do Brasil, segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), é o Carrefour (SP), com um faturamento de R$ 115,45 bilhões em 2023.
A lista segue com o Assaí Atacadista (SP), com R$ 72,78 bilhões. O terceiro lugar fica para o Grupo Mateus (MA), com R$ 30,24 bilhões.