Confira nesta matéria tudo sobre o encerramento de serviço crucial em 334 lojas do Atacadão e comunicado oficial da rede às pressas
Sem sombra de dúvidas, o Atacadão é uma das redes de atacarejo mais conhecidas no Brasil. Com seus preço em conta e que cabem no bolso, sua imensa variedade tanto no atacado, quanto no varejo, o negócio é muito popular entre os brasileiros. Para quem não sabe, inclusive, as unidades do supermercado pertencem ao Grupo Carrefour.
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Em abril de 2023, o Atacadão precisou passar por uma reformulação. Um anúncio oficial foi feito na época, atingido 334 unidades da marca no Brasil, que cravaram o ‘fim de uma era’, junto ao fim de um serviço crucial nessas lojas. Ativo desde 1962, milhares de clientes ficaram chocados com a notícia.
Para quem não acompanhou, a rede varejista, administrada pelo Grupo Carrefour, deu fim à circulação dos funcionários que eram responsáveis por fiscalizar as lojas. Isso aconteceu depois das acusações de racismo por parte dos clientes. Além disso, na época, houve até mesmo críticas de grandes nomes, como do próprio Presidente Lula (PT).
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Segundo o Estadão, na época, houve protestos nos supermercados, após uma série de denúncias de perseguição dos fiscais nas instalações por parte de consumidores negros. O presidente Lula chegou a fazer críticas públicas contra a companhia. Sendo assim, após os ocorridos, em um comunicado oficial, o Atacadão lamentou o caso, e afirmou tomar novas medidas, dando fim a esse serviço que até então era visto como crucial e essencial.
Segundo a rede, as novas medidas adotadas servem para que situações apontadas como racismo e discriminação não ocorram novamente nas unidades. Entre elas, o fim da circulação dos fiscais de prevenção nos corredores. Com esses fiscais ficando apenas em pontos fixos e pré-determinado, sob supervisão de câmeras.
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A empresa chegou a firmar uma parceria e buscar a assistência da Universidade Zumbi dos Palmares para formar uma iniciativa abrangente que aborda a discriminação racial de diversas maneiras. Onde foram gerados programas de treinamento em diversidade e desenvolveu campanhas de conscientização, implementadas para os colaboradores do Atacadão.
“A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência”, disse o comunicado da companhia.
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Qual a maior varejista do Brasil?
Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
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