Fim

“Extinto”: O fim de serviço popular do Banco Central confirmado por Renata no JN que atinge Caixa, Itaú e +

Banco central, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Central e Caixa (Fotos: Reproduções / Internet)

Banco central, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Central e Caixa (Fotos: Reproduções / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata Vasconcellos anuncia ao vivo no Jornal Nacional o fim de serviço do Banco Central

Um dos primeiros e mais queridos serviços criados pelo Banco Central teve fim oficializado e atingiu diretamente os bancos como Caixa e Itaú.

Isso porque esse famosos serviço, entregue por muitos anos pelo banco Caixa e Itaú, teve fim oficializado pelo Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações da Renata Vasconcellos ao vivo no Jornal Nacional em janeiro desse ano: “O primeiro meio eletrônico de transferência bancária do Brasil vai ser extinto daqui a pouco. O DOC está acabando hoje mas a TED continua existindo para transferências acima de 5 mil reais entre contas”.

Para quem não ficou por dentro, essa notícia atingiu a Caixa e o Itaú. O Banco Central oficializou o fim dos serviços de transferências por DOC.

Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixaram de oferecer as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para Pessoas Físicas e Jurídicas dia 29 de fevereiro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos. O uso dessas operações vem caindo continuamente nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 0,09% do total de 63,062 bilhões de operações feitas no ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

COMO SABER SE EU TENHO DINHEIRO A RECEBER DA CAIXA?

Ao acessar o App FGTS, você poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile