Um comunicado oficial emitido pela Febraban dá fim em serviço vital de um dos maiores rivais do Bradesco
Um comunicado oficial emitido pela Febraban, que é a Federação Brasileira dos Bancos, fez com que um famoso e vital serviço do Itaú fosse oficialmente encerrado por meio de um comunicado emitido às pressas pelo maior rival do Bradesco.
No final do ano passado, um comunicado oficial acabava com um serviço que por anos foi o mais usado entre os clientes do Itaú, mas, com a modernização e principalmente a chegada do PIX, esse serviço passou a entrar em desuso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações da CNN os bancos retiraram de seus serviços as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas. Todos os bancos deixaram de oferecer esse sistema aos clientes em fevereiro desse ano.
Criado em 1985 pelo Banco Central (BC), o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos. O uso dessas operações vem caindo nos últimos anos, principalmente após o lançamento do Pix, em novembro de 2020.
Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo BC mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações realizadas no ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões.
Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários. Segundo informações da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento também foi motivada pela experiência e o custo-benefício aos clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras modalidades de operação oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, a exemplo da Transferência Eletrônica Disponível (TED), e sem custo, no caso do Pix, nas transações de menor valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tanto na TEC quanto o DOC, o valor máximo transacionado é de até R$ 4.999,99, que pode ser agendado para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente.
As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois do banco receber a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem.
COMO FAZER PIX PELO ITAÚ?
- Abra o app Itaú e logue com sua conta e senha.
- Acesse o menu Pix.
- Escolha a sua chave, como e-mail, celular ou CPF.
- Confirme a chave informada.
- Pronto! Sua chave foi cadastrada.