O McDonald’s é uma das marcas de fast food mais populares do mundo. São longos anos de sucesso e bilhões de dólares movimentados no mundo todo.
Pode parecer chocante essa informação, mas a rede de fast food encerrou todas as suas operações em um país após mais de três décadas de história e contando com mais de 62 mil funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia do fechamento surpreendeu muitos, uma vez que a marca havia estabelecido uma presença consolidada nesse território ao longo de tantos anos.
A confirmação oficial do fechamento das unidades na Rússia veio por meio de um comunicado emitido pela própria rede de fast food, que informou, na época, que o processo de venda dos negócios na região já estava em andamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim do McDonald’s na Rússia começou a se desenhar em março e abril de 2021, durante o início da guerra na Ucrânia, optando por encerrar operações no país em resposta à invasão russa no país, de acordo com informações do portal G1, que pertence ao Grupo Globo.
De acordo com o CEO Chris Kempczinski, o executivo destacou que a crise humanitária desencadeada pela guerra tornou insustentável a permanência do McDonald’s na Rússia, afirmando que a decisão não foi fácil, dada a dedicação e lealdade dos funcionários e fornecedores russos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a rede de restaurantes, assim como várias multinacionais, reafirmou seu compromisso com os seus valores e princípios globais, optando por encerrar suas operações no país afetado pela situação geopolítica e honrando os pagamentos e rescisões dos funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO FOI INAUGURADO O PRIMEIRO MCDONALD’S NA RÚSSIA?
A inauguração do primeiro McDonald’s na Rússia, após a queda do Muro de Berlim, tornou-se um marco simbólico do alívio das tensões da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.
O evento histórico ocorreu em 31 de janeiro de 1990, em Moscou, e representou não apenas a chegada de uma famosa cadeia de fast food, mas também um símbolo da abertura e da mudança política que ocorriam na época.
Após 32 anos, a rede deixou a Rússia, mas segue sendo líder em vários outros países, incluindo no Brasil, ficando entre uma das marcas queridinhas do ramo de fast food.