Urgente!

Adeus a serviço vital do PIX na Caixa e Bradesco: Comunicado emergencial do Banco Central decreta substituto

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fim de serviço do PIX e Banco Central crava substituto (Reprodução/Gov/ND Mais/iDinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituições financeiras nacionais são atingidas por nova medida do Banco Central que chega com mudanças na modalidade de pagamentos do PIX

A instituição financeira do Banco Central (BC) baixa comunicado importantíssimo sobre o fim de serviço vital em milhares de bancos, como Caixa e Bradesco, e já aciona substituto como nova medida.

Portanto, de acordo com o Estadão, o BC anunciou que a modalidade de pagamento instantâneo, o Pix, ganhará novas funcionalidades em breve, como Pix por aproximação, Pix automático e medidas de segurança para evitar fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, os testes para o Pix por aproximação começarão em novembro deste ano. Com a implantação, o cliente não precisará mais entrar no aplicativo de seu banco para realizar os pagamentos.

A previsão, segundo o BC, é de que essa modalidade de Pix seja implementado oficialmente em fevereiro de 2025. A nova medida valerá para todos os bancos nacionais.

Sendo assim, os bancos têm se preparado para oferecer o Pix por aproximação diante também das novas regras do Banco Central, que permitem a chamada jornada sem redirecionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, para fazer o pagamento com Pix de alguma compra online, o cliente precisa deixar o ambiente virtual em que está, entrar no aplicativo de seu banco e fazer o Pix, seja pelo sistema copia e cola, digitando a chave fornecida ou escaneando o QRCode.

Já o Pix automático, deverá ser disponibilizado para a população em 16 de junho de 2025. A modalidade facilitará cobranças recorrentes, podendo ser utilizado como forma de recebimento por uma grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, o BC afirmou que a medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. “Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas”, diz o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as principais mudanças está a redução dos valores de transferências por celulares ou computadores que não estão cadastrados no banco.

Dessa forma, as transações não poderão ser maiores que R$ 200 e o limite diário não poderá ultrapassar R$ 1.000. Para liberar transações com valores maiores, o novo dispositivo deverá ser cadastrado pelo cliente no banco desejado.

Quais são as novas regras do Pix para 2024?

A atualização mais recente divulgada pelo Banco Central (BC) foi publicada em 22 de julho de 2024, que faz um pequeno ajuste no regulamento do Pix e estabelece regras para tornar o Pix mais seguro: limite do valor da transferência via Pix feitos a partir de smartphones novos.

PIX – (Foto: Divulgação/Internet)
Banco Central (Foto: Agência Brasil)
Banco Central crava comunicado sobre o PIX – (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile