O Santander e o Itaú são 2 das principais instituições financeiras do país e possuem milhões de clientes
Santander e Itaú são exemplos de instituições financeiras que contam com milhares de correntistas. Porém, até mesmo os grandes bancos precisam seguir as recomendações do Banco Central.
A partir de informações do portal CNN Brasil e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em bancos, detalha agora o fim de serviço vital que atingiu em cheio milhares de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que de fato, desde fevereiro de 2024, o sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC), um mecanismo tradicional de transferência bancária no país, deixou de funcionar após 39 anos.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, relatou que a extinção do DOC se deve à queda na sua utilização pelos usuários.
Esta redução se elevou após o lançamento do PIX no final de 2020, uma alternativa mais prática e rápida de transferir dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do DOC, foram descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), criadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionário.
Porém, também caiu em desuso após a implementação dos meios de pagamento instantâneos, como o PIX.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central confirma nova lei do PIX e traz 2 alertas com proibição que atinge o Nubank, Itaú e mais bancos
● Tchau, cartão de crédito: Banco Central traz substituto salvador aos clientes e crava +1 virada no PIX
● Pode dar adeus à poupança: 6 substitutos seguros em vigor no Brasil para jorrar ainda mais dinheiro em 2025
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor da Febraban.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O MOTIVO DO FIM DO SERVIÇO VITAL DECRETADO PELO BANCO CENTRAL?
Vale destacar que o Santander foi uma das últimas instituições financeiras a encerrar esse tipo de serviço, no dia 31 de agosto de 2023. O Itaú encerrou em janeiro de 2023.
Um levantamento da Federação sobre meios de pagamento que teve como base dados divulgados pelo Banco Central apontou que as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023.
Desse modo, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no ano.
O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e principalmente do PIX (17,6 bilhões), que se tornou o queridinho dos brasileiros.
Criado em 1985 pelo Banco Central (BC), o DOC perdeu espaço para formas mais práticas e mais baratas de transferência de recursos.
COMO CONSULTAR OS VALORES A RECEBER DO BANCO CENTRAL?
Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site www.valoresareceber.bcb.gov.br/publico
Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.
COMO ACESSAR O BANCO SANTANDER?
- Acesse www.santander.com.br;
- Preencha os campos de Agência e Conta;
- Identifique-se com os seus dados de acesso ao Internet Banking. Utilize o Teclado Virtual para dizer o seu Nome de Acesso e Senha e, em seguida, clique em OK;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiramente, o Banco Central age para assegurar a solidez e a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN), garantindo a saúde e o equilíbrio econômico-financeiro das instituições.
Ocorre que de fato, desde fevereiro de 2024, o sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC), um mecanismo tradicional de transferência bancária no país, deixou de funcionar após 35 anos.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, relatou que a extinção do DOC se deve à queda na sua utilização pelos usuários.
“Veja matéria completa sobre outro comunicado às pressas do Banco Central“.