ALERTA GERAL!
Fim de serviço popular na Luz e mudança na Linha 4-Amarela: 2 sentenças chegam no metrô de SP na era Tarcísio
08/04/2025 às 0h00

Paulistas lidam com 2 viradas cruciais no metrô de São Paulo em plena era Tarcísio de Freitas
O metrô de São Paulo (SP) é o mais usado de todo o Brasil, transportando mais de 3 milhões de passageiros diariamente. Dessa forma, o modal de transporte está sempre passando por reformulações para acomodar a todos da melhor forma possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E falando no metrô de SP, duas sentenças chegam nele na era Tarcísio de Freitas, sendo eles o fim de serviço popular na Luz e mudança na Linha 4-Amarela. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações da revista Veja, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Fim de serviço na Luz
Em suma, a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que liga Jundiaí, no interior do estado, à estação Brás, no centro de SP, deve ser encurtada. Isso ocorre depois dela ser passada para as mãos dos novos donos, previsto para acontecer no dia (28) de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o contrato prevê que com a nova operação, a linha deixará de atender duas estações finais do percurso atual. Ademais, elas se tratam da Luz e Brás, finfando na Barra Funda, zona oeste da cidade.

Assim, os passageiros da linha devem perder o acesso direto a uma série de outras linhas do Metrô e da CPTM que, por sua vez, saem dessas estações e passam a fazer ao menos uma baldeação a mais, partindo da Barra Funda, para ter acesso a elas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor hoje (24) crava 2 atitudes dos CLTs que levam ao fim do Vale-Transporte
● Fim do RioCard no RJ: Substituto traz isenção no transporte público à lista em 8 passos em 2025
● Tarcísio ciente em SP: Ônibus GRÁTIS é confirmado em Campinas para salvar 2 listas de CPFs em 2025
Segundo argumentos do governo e a CPTM nos períodos de audiência pública do projeto, a Estação da Luz já estaria saturada e não possui espaço para ocupar o desembarque de tantas linhas.
Diante do encurtamento da Linha 7, quem vêm do circuito de Jundiaí e desejam descer na Luz, terão um percusso maior. Ao invés de seguir somente uma estação a mais pela mesma composição, precisarão descer na Barra Funda, andar três estações pela Linha 3-Vermelha, até a República. Além disso, irá trocar de trem pela segunda vez e andar mais uma estação, pela Linha Amarela, até finalmente chega na Luz.

Mudança na Linha 4-Amarela
Referente a Linha 4-Amarela, o Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7/4) a extensão do percusso do metrô até Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Ademais, o novo trecho conecta a estação Vila Sônia, na zona oeste da capital paulista, até duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra.
Vale dizer ainda que, o projeto deve receber R$ 3,4 bilhões em investimento do estado e possui previsão de entrega para o ano de 2028. A Linha 4-Amarela é contemplada com 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações.
Agora, com a ampliação, a mesma passa a ter 16,1 km e 13 estações, partindo da Luz, no centro de São Paulo, até a região metropolitana. Vale dizer que, o projeto deverá beneficiar 110 mil passageiros diariamente.

Considerações finais
- A Linha 7-Rubi (CPTM) terá o terminal encurtado de Brás para Barra Funda a partir de (28) de junho;
- Assim, serão removidas paradas finais na Luz e Brás;
- Ademais, passageiros que precisam acessar a região central terão que fazer baldeações adicionais;
- Além disso, o metrô de SP lida com a existência da extensão até Taboão da Serra (2 novas estações);
- Nova extensão total será de 16,1 km (atual: 12,8 km) com 13 estações (atual: 11);
- Em síntese, a previsão de conclusão é no ano de 2028.
Veja mais notícias sobre o metrô de SP CLICANDO AQUI.
Qual o preço da passagem de metrô em São Paulo?
Conforme as informações do ‘G1’, desde o dia 06 de janeiro deste ano, a tarifa do metrô em São Paulo é R$ 5,20. Se aplicando também as concessões privadas.
Porém, quem tiver carregado o Bilhete Único até o domingo (5) continuará pagando o valor antigo das tarifas por até 180 dias. A informação é da SPTrans, a empresa de transporte do município.
Após este prazo, será descontado o preço com o reajuste.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br