ACABOU!
Adeus à caminho: Fim de serviço vital é anunciado em São Paulo e aterroriza milhões que pegam metrô e CPTM
12/05/2024 às 12h36
Passageiros do metrô e da CPTM de São Paulo são pegos desprevenidos com comunicado que afeta a vida de milhares
O anúncio do fim de um serviço vital em São Paulo, que afeta o transporte de milhões que utilizam o metrô e a CPTM, ecoou como um adeus iminente. O impacto desse anúncio reverberou entre os usuários, gerando preocupação e incerteza sobre o futuro de suas rotinas diárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a assinatura do contrato de concessão para o Trem Intercidades São Paulo-Campinas marcará o início de mudanças operacionais nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que atualmente operam de forma integrada. Não há clareza sobre o término do Serviço 710, que conecta Jundiaí e Rio Grande da Serra.
Segundo o Metrô CPTM, desde abril de 2021, a operação conjunta das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa tem aumentado o fluxo de passageiros e recebido elogios dos usuários, eliminando a necessidade de troca de trens para chegar a qualquer destino nos dois ramais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Consórcio C2 não poderá operar trens a partir de Barra Funda, o que levanta dúvidas sobre a continuidade do Serviço 710 no trecho da Linha 10. O momento em que o Serviço 710 será descontinuado ainda não está claro.
Passageiros afetados
O contrato do Trem Intercidades apresenta diversas opções para a implementação de serviços temporários, dependendo das circunstâncias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma delas é a possibilidade da Linha 7-Rubi operar além de Palmeiras-Barra Funda, caso a Linha 11-Coral ainda não tenha sido estendida até lá. Isso é conhecido como “Extensão Temporária do Serviço da Linha 7”.
Ainda de acordo com o o Metrô CPTM, mesmo que a Linha 7-Rubi continue chegando à estação Luz, as viagens serão separadas do trecho da Linha 10.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente e R$ 3,4BI na mesa: 2 novas estações de metrô são confirmadas no coração de SP
● Nova linha de metrô é exigida a Eduardo Paes no RJ pra salvar cariocas a partir de 2025
● Proibições no Metrô e no Bilhete Único: Eduardo Paes crava 2 viradas no transporte do RJ em 2025
É certo que os usuários que atualmente viajam no mesmo trem precisarão realizar duas trocas caso queiram, por exemplo, ir de Francisco Morato a Santo André.
Inicialmente, as opções serão desembarcar em Barra Funda e fazer baldeação para as linhas 11-Coral ou 3-Vermelha do Metrô e seguir até Brás para então pegar a Linha 10-Turquesa.
Qual é a diferença entre trem e metrô?
Metrôs e trens, embora parecidos, possuem funções distintas. O metrô, feito para transporte urbano, circula geralmente no subsolo, com curtas distâncias e alta frequência de paradas.
Já o trem, mais versátil, atende áreas urbanas e intermunicipais, incluindo trajetos longos com menos paradas, podendo ser usado na superfície, em viadutos ou túneis.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu