Uma tradicional varejista acabou se entregando à concorrente, após longos anos de atividades e vendas no Brasil, onde a atual dona tem liderado nos números
Fundada nos anos 50, uma grande empresa nacional já esteve entre os maiores empreendimentos construídos no Nordeste do país. Foram décadas atuando no setor do varejo, mas, após um extenso período de crescimento, o grupo se rendeu à Magazine Luiza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, as Lojas Maia tiveram grande importância para o mercado econômico brasileiro. Durante longos anos, o grupo chegou a comandar mais de 140 unidades espalhadas por 9 estados, se destacando principalmente no comércio dos eletrodomésticos.
Mas, surpreendentemente, em 2010, a empresa anunciou que estava sendo vendida para a Magazine Luiza. O negócio foi multimilionário para ambas as partes e, diante da fusão, a veterana acabou perdendo seu nome, sumindo de vez do mapa e ficando apenas na memória dos antigos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o jornal O Globo, a Magazine Luiza investiu nada menos que R$ 300 milhões nas Lojas Maia, em 2010. Por algum tempo, a logo das unidades dividiu a identidade de ambas, mas, em 2012, acabaram assumindo somente a personalidade da atual dona, que figura entre as gigantes nacionais.
Essa fusão também foi responsável pela entrada do grupo no Nordeste, passando a enfrentar outras poderosas do mesmo gênero, como as Casas Bahia. Hoje, a companhia é a 3ª maior varejista do Brasil. Segundo a Money Times, eles tiveram um faturamento bombástico de R$ 44,7 bilhões no ano de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em primeiro e segundo lugar, apareceram os supermercados Carrefour e Assaí, respectivamente. No entanto, a dupla tem foco principal no varejo alimentício. Na lista, outras grandes marcas, de diferentes setores de vendas, também se destacaram, como Natura, Boticário, Americanas e farmácias Raia Drogasil.
A primeira loja da Magazine Luiza apareceu em 1957, no município de Franca, em São Paulo, criada por Pelegrino José Donato e a esposa, que deu o nome, Luiza Trajano Donato. Desde então, o grupo foi aumentando os negócios para outros estados e se tornou uma das empresas de maior porte no país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas lojas têm a Magazine Luiza?
Segundo as informações da própria companhia, hoje administrada pela herdeira Luiza Helena Trajano, são mantidas mais de 1.304 unidades pelo Brasil. Ao todo, o grupo soma mais de 39 mil funcionários, 22 centros de distribuição, além do e-commerce, que tem movimentado fortunas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE