Funcionalidade teve fim anunciado após quase 40 anos
Itaú, Caixa, Banco do Brasil e outros concorrentes encerraram de vez um dos principais serviços. O comunicado já vinha sendo feito desde 2023, mas, somente em fevereiro deste ano, foi oficializado.
O decreto de fim foi para todos os bancos que já usavam a modalidade de longa data. Desta vez, os principais afetados foram os correntistas, mas não de forma negativa, já que houve uma substituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após quase 40 anos, surpreendentemente, o DOC, que é o Documento de Ordem de Crédito, deixou de ser uma opção de transferência. O principal motivo, claro, foi a substituição pelo PIX, criado em 2020, oferecendo facilidade e praticidade ao mesmo tempo aos usuários.
Durante todo esse tempo, o modelo de transação foi responsável por mudar a forma de circulação de dinheiro no país. Em sua longa trajetória bancária, o DOC passou por cinco moedas, indo do cruzeiro ao real. Porém, diante de tanta mudança, ele faz parte do passado.
“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TED quanto o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao gratuito e instantâneo”, disse Isaac Sidney, o presidente da Febraban, após a extinção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como abrir uma conta no Itaú?
Para virar cliente do banco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,3 mil pontos de atendimento no Brasil e exterior.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE