Netflix acaba encerrando um dos seus serviços mais aclamados em país e causa tristeza em milhares de usuários
Em um tempo longínquo, quando não se existia o que chamamos de serviços de streaming, para assistir um filme ou ter acesso ao último lançamento do momento da sétima arte, precisávamos basicamente de duas coisas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ter um bom serviço de Tv por assinatura com canais exclusivos para filmes e séries
- Sair em busca dos mesmos lançamentos em locadoras.
Aliás, quem costumava frequentar as locadoras, já deve ter passado horas a fio escolhendo o que assistir, para curtir o fim de semana no sofá com muita pipoca e refrigerante, não é mesmo?
Graças à tecnologia, não precisamos mais passar por isso. Uma vez que possuímos na palma de nossa mão uma infinidade de canais de streaming.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nomes como a Netflix, Globoplay, Amazon Prime Vídeo, entre outras roubaram a cena e deixaram os serviços de locação extremamente defasado e pouquíssimo procurado.
Aliás, dá para se contar nos dedos a quantidade de locadoras que ainda sobrevivem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por falar nisso …
Aliás, a Netflix chegou a anunciar o fim de um dos seus serviços mais aclamados em país, após 25 anos de existência e que fez muita gente chorar.
Por incrível que pareça, a Netflix oferecia o serviço de entregas de DVD!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso mesmo, antes de se tornar esse fenômeno encontrado na maioria dos lares das pessoas ao redor do mundo, a Netflix, entregava via delivery os filmes que as pessoas gostariam de assistir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas somente nos Estados Unidos …
Vale ponderar que essa ideia de delivery de DVDs, de certo modo, foi algo inovador na década de 90.
Considerado até como um “primeiro streaming físico” lançado, já que a pessoa recebiam filmes no conforto do seu lar.
Defasado
Mas como mencionamos no início desse texto, esse serviço ficou completamente defasado e depois dos streamings ninguém faz uso de DVDS.
Na tentativa de antecipar uma queda mais abrupta do mercado, a empresa decidiu retirar-se do envio de DVDs enquanto ainda pode.
Segundo os dados da The Hollywood Reporter, tal serviço da Netflix estava em “queda livre” desde 2019, ano em que declarou receita de US$300 milhões.
Somente no primeiro semestre de 2023, o faturamento foi de apenas R$32 milhões, indicando uma grande queda.
De acordo com o portal Olhar Digital, o CEO da empresa, Ted Sarandos, explicou, por meio de um comunicado, que, por causa dessa diminuição na procura de mídias físicas: “Não é possível garantir que esse serviço seja feito com excelência”
O adeus cravado
Por meio de um comunicado oficial, a Netflix fez questão de explicar os motivos a seus clientes, que apesar de tudo, ainda mantinham o serviço ativo:
“Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o mercado de DVDs continua diminuindo, isso vai se tornar cada vez mais difícil. O DVD abriu caminho para o streaming, garantindo que muito do que foi iniciado continuará por muito tempo no futuro
Fora isso, ela ainda informou que, após a entrega dos últimos discos comprados, devidamente enviados no dia 29 de setembro de 2023, o serviço seria finalmente encerrado, cravando assim o fim definitivo:
“Você pode achar até 10 envelopes vermelhos extra [se referindo ao envelope em que os discos são enviados] na sua caixa de correio depois de 29 de setembro. Você não saberá se eles estão sendo enviados até que cheguem a você. Fique de olho e boa sessão!”
Quando a Netflix começou a ser um canal de streaming?
Segundo o Canal Tech, a história da Netflix, se iniciou em 1997, com a ideia de substituir as locadoras.
Os criadores da empresa, Reed Hastings e Marc Randolph começaram a alugar os DVDs por correio, conforme falamos ao longo deste texto.
Esse serviço foi a maior fonte de renda da Netflix, até 2010.
Assim, a partir deste ano, a empresa começou com o serviço de streaming digital, cerca de 13 anos depois do início da marca.
Vale dizer que essa inovadora ideia levou à crise diversas franquias gigantes de locação de DVDs, como, por exemplo, a gigante Blockbuster, que chegou à falência no ano de 2011.