Mudança no transporte público já entrou em vigor e, este mês, continua sendo válida aos passageiros
O Metrô na Superfície foi oficialmente encerrado no Rio de Janeiro. Para quem não acompanhou, o anúncio aconteceu em julho, mas, agora, no mês de novembro, está inutilizável aos cariocas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse serviço, que recebia cerca de 650 mil pessoas por dia e era um dos mais importantes da cidade, precisou ser substituído após uma decisão interna. Desde 2002, ele serviu como uma alternativa nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, rumo à Gávea, percorrendo bairros da Zona Sul.
No entanto, segundo o G1, o término do serviço aconteceu por parte da concessionária Metrô Rio. A mudança, que ocorre na prefeitura de Eduardo Paes, já colocou um novo modelo substituto. Agora, haverá uma integração entre o serviço metroviário e 6 linhas de ônibus nas duas estações em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, os passageiros vão pagar o valor da tarifa do Metrô e usufruir de ambas as modalidades, que serão novidades. De acordo com um levantamento do IBGE, a estimativa é de que mais 6,7 milhões vivam na capital do Rio de Janeiro em 2024. Consequentemente, boa parte desse número foi atingido.
Afinal, quais as linhas atendidas pelo novo modelo?
- 539 (Rocinha x Leme);
- 309 (Central x Terminal Alvorada);
- 538 (Leme x Rocinha);
- 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada);
- 583 (Cosme Velho x Leblon);
- 584 (Cosme Velho x Leblon).
Nova estação em andamento
Já tem quase uma década que existem planos sobre a finalização da Estação da Gávea, que estava prevista para funcionar durante as Olimpíadas de 2016. Porém, na época, o antigo projeto propunha uma linha que passasse por baixo do Leblon, o que seria um grande desafio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, o governador Cláudio Castro propôs a retomada das obras da parada, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, há uma reserva de R$ 300 milhões no fundo soberano para as obras, após déficit orçamentário de R$ 14,6 bilhões. O Metrô Rio deve arcar com outra parte.
Conclusão
Hoje, o Metrô possui 41 estações, 3 linhas em atividade e 14 pontos de integração. O valor atual da passagem é de R$ 7,50, sendo uma das mais caras do país. O fluxo médio, fora da alta temporada, é de 651 mil passageiros por dia, como revelaram os dados do Data Rio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Aliás, veja outras notícias sobre o transporte público!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE