Clientes de operadoras como Tim, Vivo e Claro poderão lidar com séria mudanças envolvendo o uso do WhatsApp
Usuários de WhatsApp pelo celular poderão enfrentar algumas mudanças nos próximos dias. Para quem utiliza as redes móveis das operadoras, a situação pode afetar principalmente as pessoas de baixa renda que dependem do uso do aplicativo para se comunicar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, três operadoras de telefonia mais utilizadas do Brasil discutem a possibilidade de encerrar o acesso ilimitado ao WhatsApp. Esse serviço permite que os usuários não gastem nada do pacote de dados, como uma forma de atrair mais clientes.
Tim, Vivo e Claro não costumam cobrar nada dos clientes que utilizam os WhatsApp e algumas outras redes sociais. Esse prática é chamada de zero rating, o que acaba não sendo nada lucrativo para os aplicativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Valor Econômico, a operadora assume os custos do fornecimento de dados para atrair clientes, ou cobra das fornecedoras do aplicativo para manter esses planos.
O diretor-presidente da Vivo, Christian Gebara, afirmou ao Valor, em julho, que a companhia estuda internamente pôr fim ao acesso ilimitado do WhatsApp. Ele avalia que o app deixou de ser apenas um aplicativo de mensagens, e se tornou uma plataforma de compartilhamento de vídeos e fotos.
“UM ERRO, UM EQUÍVOCO”
A Claro, por sua vez, oferece uso ilimitado de Waze, Instagram, TikTok e Facebook em diferentes planos pré e pós-pagos, de acordo com o valor dos pacotes. Presidente do grupo Claro Brasil, José Felix afirmou recentemente que o zero rating foi um “erro, um equívoco”, durante um evento de tecnologia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
OPERADORAS PODEM LIMITAR ACESSO AO WHATSAPP?
Ainda de acordo com o Valor Econômico, o especialista em direito dos negócios, Lucas Euzébio, afirmou que por contrato não é possível que as operadoras encerrem o serviço imediatamente. Todavia, é livre que as empresas reavaliem suas condições e encerrem a parceria com o WhatsApp.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE