Se surpreenda nesta matéria ao saber todos os detalhes sobre o fim de um serviço popular da Petz. A empresa encerrou a atividade após 16 anos e emitiu um comunicado oficial diante de grande polêmica
A Petz é uma das empresas mais populares no ramo animal do Brasil. Vale dizer que, a rede brasileira de loja de animais de estimação é uma das maiores do país, com cerca de 249 unidades em 23 estados e no DF. No entanto, no passado, diante de um escândalo, a companhia colocou fim em um de seus principais serviços, após 16 anos, e cravou um comunicado sobre a situação.
Bom, de acordo com um comunicado emitido pela própria Petz, no mês de fevereiro de 2019, a empresa colocou fim na venda de filhotes nas 82 unidades espalhadas pelo país após o escândalo de uma denúncia anônima feita aonde apontava a irregularidade do canil Céu Azul, em Piedade (SP), na época, esse que era parceiro da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sérgio Zimerman, presidente da Petz, foi quem deu o anúncio, veja:
“Ao nos perguntarmos sobre a possibilidade desse tipo de episódio vir a se repetir, chegamos à conclusão que o nosso processo era 99% seguro. Ocorre que 99% não é 100%. E se há a menor possibilidade de isso acontecer de novo, então não serve. Tomamos uma decisão: a partir de agora, as 82 lojas do grupo Petz espalhadas pelo Brasil não comercializarão mais cães e gatos” – Disse ele na época.
A nota presente no Blog da Petz informa que, a venda de filhotes era realizada desde a inauguração da empresa, há 16 anos. Isso porque a maneira como cães e gatos eram comercializados nas ruas incomodava a visão da empresa: “Fosse em porta-malas de carros, em feiras em praças públicas ou em postos de gasolina na beira de estrada. Decidimos então trazer essa comercialização para dentro das nossas lojas para que houvesse um processo mais controlado e mais ético”
Entenda melhor toda a polêmica
No dia 13 de fevereiro de 2019, a Política Militar Ambiental recebeu uma denúncia sobre a irregularidade do canil Céu Azul. Mais de 1,5 mil animais foram encontrados no local e resgatados por uma ONG. Após a situação, a empresa decidiu fazer a doação de cercados, tapetes higiênicos e dezenas de caixa de transporte que estavam sendo necessárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dessa doação, Sérgio reiterou, que a Petz colocou toda rede de hospitais e clínicas do grupo Petz e Seres à disposição do instituto Luisa Mell. Ficando à disposição para os atendimentos clínicos que se fizerem necessários desse resgate, além de eventuais cirurgias de castração.
Em 20 de fevereiro, a empresa veio a público novamente, anunciando o fim da venda de filhotes de cachorro e gatos em suas 82 unidades. O espaço que antes era usado para a comercialização agora será destinado a ONGs e protetores independentes da causa animal para promover eventos de adoção, permanentes ou temporários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Contran aprova 3 viradas em lei de trânsito dos pedágios e atinge em cheio motoristas em 2025
● Revelação sórdida sobre o casal Nardoni entrega quebra-pau antes do assassinato de Isabella: “Sangrava”
● Decreto da Receita Federal: Nova lei do PIX em vigor traz 1 alerta para trabalhadores fugirem da Malha Fina
Veja o pronunciamento de Sérgio na época
“Os últimos dias trouxeram para a Petz uma situação inédita em nossos 16 anos de história. O caso do canil de Piedade nos mostrou que, apesar de inúmeros esforços, não é possível garantir que todos os parceiros tenham a mesma preocupação que nós com o bem-estar animal. Não vamos mais expor filhotes a venda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, nós seguimos nosso compromisso visando acima de tudo o bem-estar animal, promovendo adoção de cães e gatos em todo o país. A Petz tem muito orgulho de ser o maior doador de pets do Brasil, com mais de 50 mil caninos e felinos doados”
Importância da Petz
Inaugurada ainda no dia 17 de agosto de 2002, ainda com o nome de Pet Center Marginal, a rede Petz mantém em sua essência o DNA empreendedor e visionário, expandindo sua atuação e fortalecendo cada vez mais a conexão com apaixonados por pets. Sempre antenada e pioneira em suas iniciativas desde a fundação, em 2003 ela tornou-se a primeira pet shop do mundo com atendimento 24 horas.
O que se deve fazer antes de adotar um animal?
Antes de adotar um animal, deve ponderar muito bem se está preparado para lhe proporcionar aquilo de que ele necessita. Além de espaço, os cães necessitam de muita atenção, tempo e disponibilidade financeira para consultas em veterinários, ração, medicamentos, vacinas, banho e tosa, dentre outros.