Fim de serviço popular atinge metrô do Rio de Janeiro durante mandato de Eduardo Paes e afeta milhões de cariocas
O transporte público é indispensável no cotidiano dos cidadãos, porém, recentemente, o fim de um serviço popular atingiu o metrô do Rio de Janeiro e milhões de cariocas durante o mandato de Eduardo Paes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta sexta-feira, 20, iremos mostrar o fim do serviço Metrô na Superfície no Rio de Janeiro, que ocorreu no dia 27 de julho de 2027.
AFINAL, O QUE ERA O METRÔ NA SUPERFÍCIE?
O Metrô na Superfície operava desde 2002 e saía das estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, em direção à Gávea e percorriam bairros da Zona Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A modalidade tinha como objetivo complementar o serviço de transporte no Rio de Janeiro.
FIM DE OPERAÇÃO
De acordo com informações do portal G1, da Globo, o término do serviço foi decisão da concessionária Metrô Rio, ou seja, não foi de Eduardo Paes. O fato apenas ocorreu durante seu mandato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a integração para os passageiros do Metrô na Superfície passará a ser feita por ônibus municipais comuns.
NOVA OPÇÃO
Os passageiros terão como opções as linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584. Além disso, o novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais custará R$ 7,50.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e do segundo modo de transporte deverá ser de até duas horas, de acordo com o portal Tempo Real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DIREITO DA TARIFA
Porém, os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon.
Por fim, segundo o Metrô, a nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o modal.
NOTA DA EMPRESA
Na época, o MetrôRio emitiu um comunicado sobre a mudança do serviço.
“A nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população. Serão cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o metrô. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a mobilidade urbana e oferecer novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico”, disse a nota.
Quanto custa a passagem do metrô no Rio de Janeiro?
A Tarifa Social é uma medida criada pelo Governo do Estado, que reduziu o valor da passagem do Metrô de R$ 7,50 para R$ 5,00, para aqueles que tiverem o Bilhete Único intermunicipal (BUI) devidamente cadastrado, de acordo com o portal MetrôRio.