Meu Deus

Fim de serviço vital em SP, proibição em massa de carros e nova lei armada: 3 bombas atingem a Uber no Brasil

22/05/2024 às 0h42

Por: Bruno Zanchetta
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Uber (Foto: Reprodução/ Internet)

Três bombas enormes atingem motoristas no Brasil com fim de serviço e proibição em massa

Os motoristas do Brasil foram surpreendidos com três notícias impactantes que refletem até no trabalho da Uber.

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Com fim de serviço essencial em São Paulo, proibição em massa de carros e nova lei armada, o Uber no Brasil vai ter mais dificuldade de trabalho.

Primeiro, de acordo com a Agência Brasil, a Uber anunciou em janeiro deste ano, que suspendeu o serviço de transporte de passageiros em motocicletas na cidade de São Paulo. A decisão ocorre 23 dias após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ter publicado em Diário Oficial (do dia 7 de janeiro) a proibição desse tipo de serviço na capital paulista.

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“Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber. Em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o Executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”, disse a empresa, que continuou a oferecer o serviço mesmo após a proibição da prefeitura.

Por meio de nota, a empresa diz que um projeto piloto para avaliar a viabilidade do Uber Moto havia sido iniciado neste mês de janeiro na cidade. Segundo a empresa, em 20 dias de operação, “nenhum acidente com o uso da plataforma foi registrado”.

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Outra notícia impactante, segundo o Auto Esporte, a Uber divulgou a lista de carros que deixaram de serem aceitos na plataforma na categoria Confort e Black.

De acordo com a marca, os veículos foram determinados com base no espaço interno, no tamanho do porta-malas (de pelo menos 300 litros), nas cores disponíveis e em outros critérios apontados por passageiros como importantes em uma pesquisa.

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Uber Confort:

  • Caoa Chery Tiggo 7 Pro
  • Caoa Chery Tiggo 8 Pro
  • Chevrolet Blazer
  • Chevrolet Cobalt
  • Chevrolet Joy Plus (aceito apenas no RJ)
  • Citroën C4 Pallas
  • Citroën C5
  • Fiat Bravo
  • Fiat Doblo
  • Fiat Grand Siena
  • Fiat Idea
  • Fiat Linea
  • Fiat Siena
  • Fiat Siena Attractive
  • Ford Edge
  • Ford Fiesta Sedan
  • Ford Focus
  • Ford Ka Sedan
  • Ford Territory
  • Geely EC7
  • Honda CR-V
  • Honda Fit
  • JAC Motors J5
  • JAC Motors J6
  • JAC Motors iEV20
  • Land Rover Freelander
  • Lexus ES
  • Lifan 530
  • Porsche Cayman
  • Volkswagen Voyage

Uber Black:

  • Audi RS7
  • Caoa Chery Tiggo 3x
  • Citroën C4L
  • Citroën C5
  • Ford Edge
  • Ford Focus
  • Ford Territory
  • Honda CR-V
  • JAC Motors T6
  • Land Rover Freelander
  • Lifan X60
  • Mitsubishi Pajero TR4
  • Peugeot 2008
  • Peugeot 408
  • Peugeot 508
  • Renault Fluence
  • Toyota Corolla Fielder
  • Toyota Hilux
  • Suzuki Grand Vitara
  • Suzuki Vitara

Por fim, de acordo com o Valor econômico, trabalho de motoristas via aplicativos tem chance de ser regulamentado em breve.  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o projeto de lei e encaminhou a iniciativa ao Congresso após meses de negociações com as plataformas e os sindicatos.

Mesmo se aprovada como foi elaborada pelo ministério, a proposta não determina a criação de vínculo empregatício entre motoristas e as respectivas empresas do setor que atuam no Brasil, como Uber e 99. Ou seja, os motoristas não terão a carteira de trabalho assinada pelos aplicativos por onde trabalham.

O projeto cria, por sua vez, uma nova categoria de trabalho para abranger esses profissionais, a de “trabalhador autônomo de plataforma”. Com a regulamentação da profissão, o texto estabelece alguns direitos, como um piso por hora trabalhada, remuneração mínima e inclusão no plano de previdência.

A proposta elaborada pelo Executivo prevê:

  • Remuneração de R$ 32,10 por hora efetivamente trabalhada (isso conta o tempo durante corridas e desconsidera o tempo “em espera”) ou piso de um salário mínimo (R$ 1.412), caso complete a jornada de 8 horas efetivamente trabalhada.

Dentro dessa remuneração por hora efetivamente trabalhada, está incluído o valor de R$ 24,07 para cobrir custos (combustível, utilização do celular, manutenção e impostos). Desta forma, R$ 8,03 é o valor pago pelo serviço prestado por hora.

Isso significa que um trabalhador que trabalhar 22 dias no mês, durante 8 horas, receberá no mínimo R$ 5.649,60, incluindo já o ressarcimento pelos custos e o ressarcimento pelo serviço prestado.

  • Contribuição de 7,5% em cima do ganho efetivo (que exclui os ganhos de custos, para cobrir custos) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Tempo máximo de trabalho de 12 horas por dia na mesma plataforma;
  • Auxílio maternidade para trabalhadoras, assim como outros benefícios previstos no INSS.

QUANTO GANHA UM UBER?

No cenário de um motorista que trabalha 4 horas e 20 minutos diariamente, de segunda a sábado, o valor estimado de ganhos é R$ 131 por dia e R$ 784 por semana.

Alerta Uber

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

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