Os planos de saúde colossais de São Paulo foram surpreendidos com uma verdadeira bomba após fim de serviço. Saiba o que aconteceu
Na vida de milhões de brasileiros, o plano de saúde é um serviço essencial. Para quem não conhece, ele é responsável por fornecer atendimento na área da saúde, por meio de exames, consultas e procedimentos, de modo contínuo, mediante o pagamento de um valor mensal do cliente.
Vale dizer que, com o mercado cada vez mais em ascensão, existem gigantes que se destacam no segmento e, dessa vez, iremos tratar de uma verdadeira bomba sobre a Unimed, Amil, Med-Tour e mais 3 planos gigantes de SP.
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A grande realidade é que, os convênios citados acima foram alvos de uma autuação do Procon de Guarulhos, SP. Depois de várias denúncias no início de 2024, o Procon Guarulhos intensificou a fiscalização contra os planos de saúde e hospitais particulares da cidade, visto que verificou um aumento nas reclamações.
O portal da prefeitura de Guarulhos, na época, relatou que a autuação veio pelo não cumprimento de contratos, rebaixamento da cobertura do plano para outra categoria, desrespeito nos prazos de marcação de consultas, não liberação de exames e de cirurgias de pessoas com enfermidades graves.
Vale dizer ainda que, as denúncias ainda possuíam relação com a ausência de especialistas, cancelamento unilateral do contrato sem aviso prévio e demora no atendimento. Vale enfatizar que, a ação do Procon cravou penalidades contra planos como Unimed Rio, Santaris, Notredame, Amil, Medsenior, Biovida e o Hospital Bom Clima.
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“O consumidor paga caro e não tem nenhuma atenção por parte das empresas de saúde. Total descaso. É inadmissível a imposição de carência nos casos de atendimentos considerados urgentes, como determina o artigo 35-C da lei federal 9.656/98, a legislação que rege os planos de saúde”, relatou a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.
FIM DE SERVIÇO
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No ano de 2023, segundo o portal Click Guarulhos, o Procon da cidade entrou com uma ação contra a operadora Med-Tour, cobrando esclarecimentos no que diz respeito o descredenciamento do Hospital Bom Clima. O motivo? Acontece que uma série de clientes tiveram o atendimento médico recusado sem qualquer aviso prévio.
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De acordo com a lei 9.656/98, que trata dos planos de saúde, o descredenciamento de um cliente só pode acontecer, caso exista a substituição por outro equivalente. Além disso, o consumidor deve ser informado da situação de forma ostensiva (por meio de carta, no próprio boleto, no site, no aplicativo) com no mínimo de 30 dias de antecedência.
Ao Procon, o plano de saúde disse que a informação a respeito do descredenciamento do Hospital Bom Clima se deu no dia (31) de maio de 2023, com o encerramento das atividades de atendimento sendo a partir do dia (01) de julho. De acordo com a instituição, a informação foi inserida em boletos bancários, no site e em banner.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
- tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
- possibilidade de coparticipação;
- tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
- abrangência: se nacional ou regional;
- períodos de carência;
- reajuste por idade;
- amplitude da rede credenciada.