Gigantes do chocolate como Nestlé e a Cacau Show dão fim a serviços essenciais enquanto assistem falência de grande rival
O mercado de chocolates, sempre dinâmico e competitivo, testemunhou três reviravoltas significativas que abalaram a indústria.
A Nestlé e a Cacau Show, duas gigantes do setor, anunciaram o fim de serviços vitais, marcando uma nova fase em suas trajetórias empresariais. Ao mesmo tempo, uma rival importante declarou falência, destacando as dificuldades enfrentadas no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro de 2023, a Nestlé, gigante do ramo alimentício, comunicou o fim da produção do chocolate Caramac no Brasil, após 64 anos de presença no mercado nacional.
A decisão, tomada com base na queda nas vendas nos últimos anos, gerou comoção entre os fãs do doce, que expressaram sua tristeza e nostalgia nas redes sociais.
Fãs do Caramac chegaram a criar petições online pedindo à Nestlé que reconsiderasse a decisão, mas a empresa se manteve firme em sua posição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a GMC Online, a Nestlé não divulgou detalhes sobre possíveis substitutos para o Caramac.
Loja interditada
Em agosto de 2023, o Procon Guarulhos interditou uma loja de chocolates localizada no interior de um hipermercado na Avenida Paulo Faccini por vender produtos vencidos. Segunda a Prefeitura de Guarulhos, a ação foi tomada após fiscalização constatar a presença de chocolates, tortas e outros itens com datas de validade expiradas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pergunta mais fácil do Quem Quer Ser Um Milionário faz participante desistir e perder R$1M no Huck
● Suga todas as manchas da pele: Misturinha caseira com 6 ingredientes traz pele de porcelana em 7 dias
● Tarcísio já está sabendo: Feriado prolongado é confirmado em SP em plena sexta (27) a milhares de CLTs
A interdição, com duração de até 30 dias, foi baseada no artigo 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe a venda de produtos impróprios ao consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao saber do ocorrido, a Cacau Show soltou uma nota em resposta que você poder ler na integram AQUI!
Em resposta imediata, a franqueadora rescindiu o contrato com a loja em questão, reafirmando seu compromisso com a qualidade, ética e respeito ao consumidor.
A Cacau Show pediu desculpas aos clientes afetados e reiterou sua disposição para ouvir e atender às demandas dos consumidores.
Falência
A icônica marca Chocolates Pan, conhecida por seus produtos como “Cigarrinhos de Chocolate”, teve sua marca leiloada por R$ 3,1 milhões no dia 4 de março de 2024. A empresa, que já foi uma das maiores indústrias de chocolate do Brasil, declarou falência após anos de dificuldades financeiras.
Fundada em 1935 em São Caetano do Sul, São Paulo, a Chocolates Pan chegou a ter mais de 200 funcionários e viveu seu auge nas décadas de 1960 e 1980.
Em 2016, a marca foi adquirida pelo Grupo Brasil Participações com o objetivo de se tornar uma das maiores do setor no país. No entanto, a empresa não conseguiu se recuperar das dívidas e acabou entrando em processo de recuperação judicial em 2021.
O leilão da marca foi realizado em São Paulo e a vencedora foi a empresa Real Solar, do Rio Grande do Norte. A Real Solar ainda não divulgou seus planos para a marca, mas espera-se que a produção e comercialização dos produtos da Chocolates Pan sejam reativadas.
Quais os benefícios do chocolate?
O chocolate, especialmente o amargo, é rico em antioxidantes que podem melhorar a saúde do coração. Ele também contém substâncias que podem ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse.
Além disso, o consumo moderado de chocolate pode estar associado à melhoria da função cerebral e à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2.