Fim de uma era! Cariocas estão em choque com o fim de serviço popular no metrô do Rio de Janeiro; confira os detalhes
O Rio de Janeiro tem uma das maiores linhas de metrô do país e diariamente milhões de pessoas precisam usar o transporte público. No entanto, a confirmação sobre fim de serviço popular do metrô na metrópole chega em 2024 na era Eduardo Paes com substituto a cariocas.
Em suma, a grande realidade é que, o modal de transporte lidou, recentemente, com uma grande mudança. Ainda na era de Eduardo Paes, um serviço bastante amado teve o fim decretado, atingindo em cheio mais de 6 milhões de cariocas.
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Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do jornal digital ‘O Globo’, do Grupo Globo, ainda em julho deste ano, traz à tona maiores detalhes. Ademais, estamos falando sobre o Metrô na Superfície.
Conforme apurado, ainda no dia (26) de julho de 2024, às 23h30, após nada menos que 22 anos de operação, o serviço de Metrô na Superfície deixou de existir no Rio de Janeiro.
Adeus Metrô na Superfície
Ademais, desde o dia (27) de julho, a integração das estações Antero de Quental, no Leblon, e Botafogo até a Gávea, estão sendo realizadas por seis linhas de ônibus convencionais. Aqueles que desejam ter direito à integração sem custo adicional, precisarão usar um cartão RioCard Mais.
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Dessa forma, o cartão Giro, do próprio metrô, deixa de fazer parte da integração e é substituído. O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e o segundo modal deverá ser de até duas horas.
Substituto
Ainda é válido mencionar que, o fim do serviço veio da própria concessionária MetrôRio. Desde então, as integrações passaram a ser realizadas pelas seguintes linhas de ônibus.
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- 309 (Alvorada—Central);
- 538 (Rocinha—Leme);
- 539 (Rocinha—Leme);
- 548/Integrada 3 (Metrô de Botafogo—Alvorada);
- 583 (Cosme Velho—Leblon); e
- 584 (Cosme Velho—Leblon).
“Ao desembarcar do ônibus, o passageiro terá tarifa integrada somente embarcando nas estações Botafogo e Antero de Quental, como ocorre hoje com o Metrô na Superfície”, comunicou a concessionária.
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Além disso, a empresa ainda enfatizou que a inclusão de novas linhas pode ser futuramente avaliada. Ademais, a concessionária destaca que a integração permite um aumento na oferta do serviço para a população.
Considerados finais
- O metrô do RJ lidou com o fim de um serviço vital;
- Ademais, estamos falando do metrô por Superfície;
- Ainda é válido mencionar que, o fim do serviço veio da própria concessionária MetrôRio.
Qual o valor da passagem de metrô no RJ?
Conforme o jornal da Globo, a nova tarifa do metrô do Rio de Janeiro, uma das mais caras do país, é de R$ 7,50. O aumento foi autorizado pela Agetransp. Todavia, é importante destacar que beneficiários da Tarifa Social pagarão o mesmo preço que vinham pagando, R$ 5.