Confira tudo sobre o fim de serviço crucial dos Correios após 17 anos
Os Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências e encomendas no Brasil, sendo uma das maiores no setor de logística do país. No entanto, hoje vamos falar sobre o fim de um serviço vital do órgão após 17 anos e quem é o substituto para o seu lugar. A seguir, confira mais detalhes.
Em 2017, mais precisamente no dia 19 de junho daquele ano, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘G1’, os Correios emitiu um comunicado oficial a respeito do fim de um dos seus serviços mais importantes para a maioria dos brasileiros que dependem de envio e recebimento de mercadorias.
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Para quem não sabe, estamos falando sobre o e-Sedex, serviço exclusivo oferecido exclusivamente para o comércio eletrônico como lojas online e marketplaces, que já estava no mercado há 17 anos. As informações dão conta que a descontinuação do meio se deu devido uma reestruturação nas políticas comerciais da empresa.
A descontinuação
Os Correios, então, anunciaram por meios oficiais que o serviço seria descontinuado a partir do dia 19 daquele mês. Se não é da sua época, vale destacar que, o E-Sedex, era o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos pela internet e com até 15 quilos, com preços diferenciados para as lojas online que contratassem este serviço.
Conforme as informações, as entregas do E-Sedex eram feitas em até 3 dias. Vale dizer que, o serviço lançado em 2000, era muito usado pelos brasileiros, sendo um dos mais cruciais na época. No entanto, foi ao fim, mas os Correios não deixou ninguém na mão, e convocou um substituto.
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Segundo o órgão, todas as postagens de encomendas deveriam ser realizadas por SEDEX ou PAC, que ficaram no lugar do descontinuado. Ainda destacaram a implantação de um novo serviço voltado às entregas de mercadoria compradas no e-commerce. Esse que hoje conhecemos como o Correios Log+.
Veja o comunicado emitido à época na íntegra:
“A partir da próxima segunda-feira (19), em virtude da aprovação da nova Política Comercial dos Correios, o serviço e-SEDEX será descontinuado. Dessa forma, todas as postagens de encomendas deverão ser realizadas por SEDEX ou PAC.
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Além desses serviços, os Correios possuem parcerias com os maiores marketplaces do país e prosseguem com a implantação do novo serviço Correios Log – Comércio Eletrônico, também conhecido como e-Fulfillment, que possibilita à loja virtual ter toda a sua operação de armazenamento, preparação de pedido, postagem e logística completamente realizada pelos Correios, com otimizações operacionais e de custos para os clientes.
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Mantendo o compromisso de transparência com os seus clientes, os Correios reforçam a parceria com o comércio eletrônico, e afirmam que continuarão a ser a empresa mais acessível ao e-commerce em todo o Brasil.
As mudanças da nova Política Comercial da estatal visam atender melhor ao comércio eletrônico, destinando pacotes de encomendas específicos para os clientes desse setor, como os serviços SEDEX, PAC e Logística Reversa, que atendem às diversas necessidades de preços e prazos dos lojistas, além dos consumidores finais.”
As dificuldades
Vale destacar que, na época, os Correios estavam na mira de uma possível privatização. Isso porque, ainda segundo a fonte, os Correios estavam acumulando prejuízos naqueles últimos anos. Contando com dois rombos de R$ 4 bilhões, com prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões em 2016 e R$ 2,1 bilhões em 2015.
Embora ainda exista debate sobre essa discussão da privatização atualmente, ela acabou descartada pelo Governo no ano de 2022, conforme as informações do portal ‘UOL’. Já segundo a ‘CNN’ até mesmo o próprio Lula, antes de sua reeleição, descartou essa possibilidade de privatização. Tanto dos correios como de qualquer outra estatal
Qual a maior transportadora do Brasil?
Segundo as informações do portal ‘Totvs’, a Jadlog é considerada uma das maiores empresas de transportes e encomendas do Brasil. Os dados indicam que a empresa de logística é especializada em transporte expresso de cargas fracionadas. E atende todo o território nacional e mais de 150 países no mundo.