O encerramento do serviço vital da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos atinge em cheio milhares de usuários das linhas de São Paulo
Não há dúvidas de que o transporte público é um dos serviços mais usados pelos brasileiros. Garantido pelo governo, o sistema de locomoção atende milhões de pessoas que necessitam diariamente se deslocar de suas casas para diversos locais, seja de ônibus, metrô ou CPTM.
E por falar no transporte público, uma grande virada chega atingindo em cheio a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o metrô. Segundo informações do portal ‘Diário dos Trilhos’, a CPTM informou no dia (08) de abril de 2024 que, “as viagens de loop operacional entre as estações de Luz e Suzano na Linha 11-Coral serão encerradas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a companhia, nos horários de pico (05h30 e 09h – 16h e 20h), os trens que saem da Estação da Luz passaram a ter como destino a Estação Guaianases, com intervalo médio programado de quatro minutos, e a Estação Estudantes, com intervalo médio programado de oito minutos. Por sua vez, no sentido oposto, os trens que saem de Estudantes nos horários de pico também seguem até a estação da Luz.
A CPTM destaca que, o trecho entre as estações de Suzano e Estudantes é cortado por nada menos que 6 passagens em nível (PN) que impõem restrição de velocidade às composições que passam pelos locais, representando um aumento no tempo de viagem no trajeto.
Vale dizer que, no final de janeiro de 2024, a estratégia foi adotada com a finalidade de expandir a oferta de viagens no trecho com maior demanda de passageiros nos horários de maior movimento. Porém, a medida gerou insatisfação em boa parte dos moradores de Mogi das Cruzes que se queixavam do aumento nos intervalos entre os trens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é CPTM SP?
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi fundada em 1992, com o intuito de explorar os serviços de transportes sobre trilhos ou guiados nas entidades regionais do Estado de São Paulo, compreendendo as regiões metropolitanas.
Atualmente, a empresa está presente em 18 municípios da grande metrópole e opera nada menos que cinco linhas (7, 10, 11, 12 e 13). A CPTM tem 57 estações operacionais, das quais 53 estão situadas na Região Metropolitana. A Companhia transporta por dia uma média de 1,9 milhão de passageiros, segundo o governo de São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Proibições no Metrô e no Bilhete Único: Eduardo Paes crava 2 viradas no transporte do RJ em 2025
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE