DERRUBADO!
“Pesadelo”: Fim de shopping de SP e demolição confirmados por Bocardi no BDSP choca paulistas até 2024
26/07/2024 às 1h40

O antigo estabelecimento comercial, que chegou a receber mais de 10 mil pessoas em um único fim de semana, havia sido transformado em local assombrado
Em 2015, São Bernardo do Campo enfrentou a demolição do extinto Best Shopping, que foi um dos mais tradicionais da cidade. Durante mais de uma década, o prédio ficou abandonado pelos donos e virou espaço sombrio para a vizinhança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, o centro de compras havia sido fechado em 2001. Porém, por muito tempo, as instalações ficaram vagas, cedendo teto para pichadores, criminosos, moradores de rua e, segundo o relato de moradores da região, até rituais macabros.

O assunto ganhou repercussão no Bom Dia São Paulo, da Globo. “Um prédio abandonado há 14 anos, que é um pesadelo para os moradores de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, deve ser, enfim, demolido. O edifício, onde funcionou um shopping, vai ao chão em dois meses”, disse Rodrigo Bocardi na reportagem que foi ao ar em maio de 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o auge, o Best Shopping, que tinha três pavimentos divididos entre 8 mil metros quadrados, chegou a receber mais de 10 mil pessoas em um único fim de semana. Apesar de ter sido fundado em 1986, até hoje, para quem é da área, ele é lembrado com um dos grandes pontos de encontro do município. Porém, a má gestão fez com que encerrasse as atividades.
“De 2002 a 2006, o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, contou Zenilson Gurgel, o último administrador do Best Shopping, para a reportagem exibida na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada: O fim de empresa gigantesca e n°1 de Recife, PE, ao fechar as portas e dar calote milionário
● Falência, leilão por R$ 54M e mal assombrado: Hotel luxuoso e popular em Santa Catarina está abandonado
● Suspensão da ANS e falência decretada: Fim de plano de saúde nº1 de SP deixa beneficiários sem chão
Já o antigo secretário municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, tentou pontuar os motivos que fizeram com que o centro comercial não fosse para frente. “Cada lojista era dono do seu espaço, e isso provocou uma inadimplência muito grande. A construtora acabou entrando em falência. Essa chaga que existe em São Bernardo do Campo terá um fim”, expôs o político.

Onde acompanhar as notícias da Globo?
O grupo carioca é dono de um importante núcleo de comunicação. Além da TV aberta, onde lideram a audiência, eles também são responsáveis pelo G1, jornal Extra, O Globo, Globoplay, GloboNews, um canal oficial no YouTube, rádios, entre outros portais de informação.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br