COMO ASSIM?

Demolição às pressas e decreto histórico: O fim de shopping gigante e choro de clientes em SP

21/04/2025 às 22h00

Imagem PreCarregada
Shopping tradicional foi demolido em São Paulo (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos principais e mais tradicionais pontos comerciais da cidade, o espaço não resistiu à concorrência e encerrou suas atividades

De acordo com um levantamento da Abrasce, o estado de São Paulo abriga atualmente 193 shoppings em funcionamento. Entre esses, o Bourbon, que se tornou um dos mais populares da capital paulista.

O prédio onde está localizado tem uma história marcada por reviravoltas. Antes de se estabelecer na cidade, o local abrigou um outro concorrente que também marcou época e movimentou a economia do município: o Center Matarazzo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundado em 1975, o antigo shopping foi um dos principais pontos de referência da Zona Oeste de São Paulo, conhecido por suas atrações únicas. Um dos destaques era o supermercado interno, que oferecia conveniência aos clientes, além de um enorme restaurante do McDonald’s.

No entanto, com o passar do tempo, o Matarazzo começou a enfrentar desafios. A chegada de novos concorrentes na região e o aumento do comércio nas proximidades contribuíram para uma diminuição gradual no movimento.

Shopping Center Matarazzo
Shopping Center Matarazzo esteve entre os mais importantes de SP, mas não resistiu (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com o Shopping Center Matarazzo?

Segundo o Estadão, a abertura do West Plaza, no início da década de 90, marcou o início da queda do Center Matarazzo, que até então era o pioneiro e líder na Zona Oeste. Com o passar do tempo, a crise se estendeu e a administração não conseguiu mais competir com a concorrência, enfrentando dificuldades para pagar suas contas.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma tentativa de reverter a situação, o shopping tentou inovar com alguns empreendimentos, como a criação de uma pista de patinação da Maxi-Roller e uma nova praça de alimentação. Porém, isso não foi suficiente para segurar os clientes. Após 22 anos de operação, a situação financeira do shopping se tornou insustentável.

Em 1997, a Justiça decretou o leilão do estabelecimento devido ao acúmulo de dívidas, que incluíam impostos como IPI e ICMS, entre outros. Diante da falta de opções, o shopping foi forçado a fechar. O espaço foi arrematado por R$ 18,5 milhões pelo Grupo Zaffari, que demoliu o antigo prédio e ergueu o atual Bourbon, lançado em 2008.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shopping Bourbon
O Shopping Bourbon se tornou um dos mais tradicionais da Zona Oeste de São Paulo (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, o Shopping Bourbon teve sua construção no local do antigo Center Matarazzo;
  • O Matarazzo teve inauguração em 1975, mas faliu em 1997, devido à concorrência e dívidas;
  • Depois disso, o Grupo Zaffari comprou o terreno e construiu o Bourbon, inaugurado em 2008.

+ Veja outras empresas que foram do auge à decadência no Brasil!

Destaque
São Paulo
shopping bourbon
Shopping Matarazzo

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.