DO LUXO AO LIXO...
Lojas demolidas e ADEUS: Fim devastador de shopping popular de SP e a confirmação em jornal da Globo após 14 anos
03/12/2024 às 0h15
Espaço comercial, que chegou a receber mais de 10 mil pessoas em um único fim de semana, virou local fantasma
Depois de mais de uma década, o prédio do antigo Best Shopping finalmente foi demolido. Em seu funcionamento, o centro de compras foi um dos mais tradicionais de São Bernardo do Campo, mas teve um triste fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fechamento aconteceu em janeiro de 2001, deixando as instalações vagas. Sem supervisão, o imóvel virou residência para pichadores, criminosos, moradores de rua e, segundo relatos da vizinhança, até rituais macabros, desvalorizando toda a área.
De acordo com o G1, da Globo, o Best Shopping teve demolição em maio de 2015, após 14 anos abandonado. Durante todo esse período, o local foi um verdadeiro pesadelo para os cidadãos da área, no ABC Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Best Shopping, que tinha três pavimentos divididos entre 8 mil metros quadrados, chegou a receber mais de 10 mil pessoas em um único fim de semana. Apesar de ter sido fundado em 1986, até pouco tempo, para quem é da região, ele era lembrado como um dos pontos de referência no município.
No entanto, a má gestão fez com que encerrasse as atividades. “De 2002 a 2006, o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante”, contou Zenilson Gurgel, o último administrador do Best Shopping.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Cada lojista era dono do seu espaço, e isso provocou uma inadimplência muito grande. A construtora acabou entrando em falência. Essa chaga que existe em São Bernardo do Campo terá um fim”, expôs o antigo secretário municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, após a repercussão do assunto.
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, o Best Shopping teve demolição decretada, após 14 anos;
- O centro comercial estava fechado desde 2001, mas foi ao chão somente em 2015;
- Após a repercussão, o tema ganhou destaque na Globo, revelando imagens chocantes;
- Durante mais de uma década, o prédio serviu como teto para moradores de rua.
Conclusão
Vale ressaltar que, somente em 2023, de acordo com a Abrasce, o setor dos shoppings movimentou cerca de R$ 194,7 bilhões para a economia nacional. Em meio à forte disputa, parte deles acaba tendo maior destaque, oferecendo diferentes tipos de serviços e ambientes para atrair cada vez mais gente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Em dezembro”: Jornal da Globo confirma fim de serviço vital no Shopping Center Norte e paulistas ficam sem chão
● Acabou para o Iguatemi: Novo shopping confirmado no coração de SP chega para aniquilar nº1 dos paulistas
● Shopping popular chega ao fim em 2024 e deixa clientes no chão: “Em choque”
+ Veja outras empresas que saíram do auge à falência no Brasil!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]