Fim de sinal atinge as maiores emissoras do país e substituto é convocado
Fim de sinal analógico atinge em cheio as grandes emissoras da televisão brasileira, como Globo, Record e Band, e substituto é convocado às pressas, deixando milhões de telespectadores desamparados com o novo decreto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do portal G1, a famosa antena parabólica será trocada pela nova parabólica digital, e kits com o equipamento para substituir o sinal analógico já estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas federais e cadastra das no CadÚnico.
Vale ressaltar que o sinal digital é gratuito e para consultar o direito a troca gratuita da antena, o beneficiários deve entrar em contato pelo site ou pelo número oficial do ‘Siga Antenado’, com o número do CPF ou do NIS em mãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nem todos precisam trocar a antena. Antenas digitais internas, casas com a antena espinha de peixe e TVs por assinatura não precisam fazer a troca na antena para migrar para o sinal digital. Em caso de televisões produzidas antes de 2010, o conversor de sinal digital deve ser adquirido em conjunto com a antena de preferência. O aparelho custa em torno de R$ 40 a R$ 60.
Entretanto, é necessário fazer a busca por canais, através das próprias configurações do aparelho, a fim de atualizar o sistema da televisão e garantir a recepção de todas as emissoras disponíveis gratuitamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Olhar Digital, o sinal analógico das TVs estava previsto para terminar em 31 de dezembro de 2023, mas o Ministério das Comunicações prepara uma portaria para prorrogar o prazo de desligamento. O texto ainda está em análise pela pasta, mas, sem objeções, seguirá para assinatura e publicação. A previsão é que a nova data de desligamento e conversão para a TV digital seja apenas em 2025.
Qual a diferença entre a TV analógica e a TV digital?
De acordo com o G1, a diferença entre os sinais é o tipo de transmissão. A primeira tem o sinal de TV terrestre transmitido de forma analógica e o segundo de forma digital. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico. Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio uma qualidade superior a da transmissão analógica, melhorando assim a qualidade do conteúdo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE