NEGÓCIO BILIONÁRIO

Atacadão em festa: Fim de rede de supermercados gigante após 50 anos e 29 novas unidades vendidas no Brasil

12/06/2024 às 1h25

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
O Atacadão está entre os líderes no país (Foto: Divulgação)

Companhia do varejo alimentício se despediu do país, depois de uma longa temporada de atividades

O Atacadão, que faz parte do Grupo Carrefour, lidera o ranking dos supermercados nacionais da Abras. No ano passado, a empresa responsável faturou cerca de R$ 108 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não acompanhou, em 2020, a marca ganhou 29 novas lojas no Brasil. Elas pertenciam a um outro concorrente que decidiu deixar o país após mais de 50 anos de atividades.

Atacadão, Makro, Carrefour
O Atacadão faz parte do Grupo Carrefour, que é líder do setor varejista de alimentos no Brasil, de acordo com o ranking da Abras (Foto: Divulgação)

Segundo o NeoFeed, na pandemia, o holandês Makro havia contratado o banco Santander para encontrar novos compradores. Por causa disso, com a diminuição da marca no Brasil, o Grupo Carrefour, que controla o Atacadão, comprou parte das unidades por R$ 1,95 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, o Assaí, que também está entre as principais redes do país, acabou se sobressaindo. O grupo faturou cerca de R$ 59,7 bilhões, de acordo com os dados da Abras. Esse número já estava bem distante do que a empresa estrangeira vinha faturando nos últimos anos de atividades no país.

Na Europa, a companhia deixou o ambiente de varejo há mais de 20 anos. Apesar de a marca ainda existir no outro continente, eles passaram o licenciamento para um outro grupo alemão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Makro
Sem conseguir acompanhar a mudança do mercado, o Makro deixou de vez o Brasil, após abandonar o varejo (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com o Makro?

Especialistas apontam que a empresa não acompanhou o andamento do mercado varejista. Por muitos anos, as vendas só eram feitas para quem tivesse cartão das lojas, o que afastava vários clientes. O plano chegou a ser alterado, mas não foi suficiente para arcar com o tempo de prejuízo.

Thumbnail Video Youtube

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atacadão
Destaque
Makro

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.