O encerramento de 2 serviços criados pelo Banco Central chegam ao fim e atinge bancos
Esses 2 serviços que por anos ajudaram os brasileiros e suas transações financeiras em seus bancos, chegou ao fim. Criado pelo Banco Central, eles caíram em desuso e o melhor foi acabar com sua existência.
Todos os bancos, como Caixa, Itaú, Banco do Brasil e outros, tinham eles como a principal forma de transferência de dinheiro. Agora, esse dever ficou com o famoso e popular pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do fim do DOC e TEC, de acordo com informações do site Investe News, em 15 de janeiro de 2024, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acabou com o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e com a TEC (Transferência Especial de Crédito).
Já a TED (Transferência Eletrônica Disponível) seguirá existindo por enquanto. Ela é um meio de pagamento mais utilizado para transferências de grandes valores. Ambas foram criadas pelo Banco Central, assim como o pix.
Vale destacar que desde a chegada do pix, TEC, TED e DOC ficaram um pouco de lado e por conta disso, a Febraban achou melhor acabar com dois desses serviços. E acredita-se que o futuro do TED seja o mesmo dos outros dois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pix hoje não tem limite predeterminado para pagamentos ou transferências. E o TED é usado por grandes transferências, logo, um dia o pix pode tomar o seu lugar.
O BANCO CENTRAL PODE EMITIR TÍTULOS PÚBLICOS?
Quem emite títulos públicos é o Tesouro Nacional, o que o Banco Central faz é comprar e vender títulos públicos federais como instrumento de política monetária. Essas informações podem ser consultadas no site oficial do BC.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que títulos podem ser comprados através de bancos. Por exemplo, quem tem plataformas de investimentos, com acesso à renda fixa, pode disponibilizar títulos e caberá ao investidor escolher a melhor opção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE