O anúncio do Banco Central cravou em cheio o fim do dinheiro em cédulas de papel, deixando diversos brasileiros impactados com a notícia; confira
O Banco Central (BC) do Brasil é uma autarquia federal autônoma, o que significa que ele tem autonomia perante a outros órgãos do poder público. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o anúncio do BC ao cravar nova moeda, substituta do real em 2024.
Em um século onde a tecnologia vem se tornando cada vez mais dominada pelo mundo, o dinheiro tornou-se um dos mais afetados. Isso porque, a moeda produzida em papel, está quase ‘invisível’ no mercado, pois vem sendo deixada de lado desde que o PIX passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, engana-se quem acha que ele é o único que pode ganhar espaço entre os brasileiros. Ocorre que, de acordo com informações do G1, da Globo, no dia 07 de agosto de 2023, o Banco Central definiu que uma nova moeda digital oficial, entraria em vigor em território nacional.
O nome em questão trata-se do Drex, uma abreviação de ‘Digital Real X). Conforme o que foi reportado, a nova moeda poderá substituir o dinheiro em papel, o que significa que é permitido ue ela possa ser trocada por papel-moeda e vice-versa. Ao entrar em vigor, ela também será acessada por meio de carteiras virtuais por bancos ou outras instituições financeiras.
“O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas trazidas por essas novas ferramentas, sem que para isso precisem se expor a um ambiente financeiro não regulado”, disse o comunicado do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perspectiva otimista no Brasil é que a introdução da nova moeda, que está sendo adotada por muitos, possa reduzir os custos das transações e promover a inclusão dos usuários, facilitando o acesso ao mercado financeiro.
Mas afinal, o Drex já está sendo utilizado?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
Informações atualizadas indicam que o Banco Central está avançando nos testes internos para alcançar a moeda digital brasileira, chamada de Drex. A previsão é que até o final de 2024 os ajustes finais sejam concluídos para iniciar os testes com a população. Embora não haja uma data específica, espera-se que o início de 2025 o processo esteja disponível para o público no geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?
O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:
- Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
- Bradesco: 104.486.688 clientes
- Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
- Nubank: 77.665.209 clientes
- Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
- Santander: 64.360.563 clientes
- Original: 50.266.862 clientes
- Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
- AME Digital: 32.678.718 clientes
- Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.