Nova era chega no Brasil e coloca possível fim a cédulas de dinheiro
Convenhamos que a cada dia que passa usar dinheiro em papel está menos viável e o Banco Central sabe bem disso.
Dito isso, uma nova modalidade de pagamento pode chegar para abalar de vez as estruturas do Banco Central e mudar a tecnologia de pagamentos no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Diário de Pernambuco, os brasileiros deverão contar com uma nova versão do Real, bem diferente da tradicional nota física já conhecida pela população, até o fim deste ano, de acordo com previsão do Banco Central.
A novidade é o Drex, que é mais uma revolução na forma de pagamento em uma nova era de serviços e produtos financeiros com os ativos digitais, a tokenização e as CBDCs, as conhecidas moedas digitais de bancos centrais.
A nova moeda digital será utilizada por instituições financeiras autorizadas para facilitar as transações no país, com a premissa de tornar os pagamentos digitais mais acessíveis, eficientes e seguros, além de impulsionar não apenas a digitalização, mas também a tokenização da economia. Um dos bancos que já se uniu à iniciativa e iniciou testes no sistema foi o Banco do Nordeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como o Pix, o Drex está inserido na chamada Agenda BC#. Trata-se de um planejamento estratégico do Banco Central que tem, entre seus focos, a inovação, a competitividade e a inclusão.
O intuito do Banco Central é que, assim como o Pix revolucionou a forma de pagamento de produtos e serviços, o Drex também transforme a oferta e o consumo de serviços financeiros e de investimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Ou seja, o DREX não vai acabar com o dinheiro físico, em papel, nem substituí-lo. Será mais uma forma de movimentação já que a cada dia que passa o dinheiro em cédula está entrando em desuso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO FAÇO PARA CONSULTAR MEU CPF NO BANCO CENTRAL?
Entre no site do BC e digite seu CPF (Caso não tenha conta no sistema Gov.com ou precise recuperar sua senha, digite seu CPF na página de acesso e insira os dados pessoais solicitados) Digite sua senha do Gov (a mesma utilizada para acessar a carteira de habilitação digital ou carteira de vacinação).