O fim já está confirmado, e você precisa saber detalhes sobre se o seu celular está com os dias contados
Primeiramente, para quem não sabe, a Anatel se trata de uma Agência Nacional de Telecomunicações, que é a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil, criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é muito importante que todos saibam que o desligamento de sinal é confirmado pela Anatel e o seu celular pode estar com os dias contados. Vamos conferir?
O que aconteceu com a Anatel?
Bom, de acordo com informações do portal Terra, a Anatel já começou a preparar o desligamento dos sinais de internet móvel 2G e 3G. Ou seja, é o fim de uma era.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anatel, conforme divulgado pela fonte, abriu uma consulta pública que diz respeito a um plano de desligamento dos sinais de internet móvel 2G e 3G, que estão caindo no desuso após a popularização do 4G e do 5G.
Dessa forma, é importante destacar que o processo de tomada de subsídios é conduzido pela Superintendência de Outorgas e Recursos da Anatel e terá duração de 30 dias.
Com isso, com o desligamento decretado, irá ocorrer a desativação dos sinais, a liberação das frequências para outros fins e a suspensão da homologação de novos celulares e aparelhos para rodar essas tecnologias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O que estamos querendo discutir com as operadoras, fabricantes e todo o ecossistema é como se começa a planejar o desligamento do 2G e 3G para que se possa utilizar melhor o espectro de radiofrequências em tecnologias mais modernas, como 4G e 5G”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em evento com empresários do setor, a Futurecom.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sabemos que o desligamento terá repercussões mais gerais, então é importante que as partes participem dessa tomada de subsídios”, completou.
Por fim, não dá para negar que o fim da era 2G e 3G sem dúvidas impacta uma economia de custos com manutenção de antenas, consumo de energia e outras operações dedicadas a essas tecnologias.