ENTENDA!

R$130B, fim de uma era na linha Azul e novas estações: 3 viradas de Tarcísio ao metrô de SP

Tarcísio de Freitas e metrô de São Paulo (Fotos: Reproduções / Fábio Tito/g1 / Edson Lopes)

Tarcísio de Freitas e metrô de São Paulo (Fotos: Reproduções / Fábio Tito/g1 / Edson Lopes)

Tarcísio de Freitas faz investimento estimado em R$ 130 milhões no metrô de São Paulo

Nesta sexta-feira, 04, iremos mostrar três medidas de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, no metrô.

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As medidas envolvendo o fim de uma era na Linha 1-Azul, novas estações e até um plano de R$ 130 bilhões.

Linha 1-Azul

Primeiramente, iremos falar sobre o fim de uma era na Linha 1-Azul: Sua possível privatização no ano de 2025.

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De acordo com informações do portal O Globo, Tarcísio de Freitas a linha será privatizada no mesmo leilão que definirá a empresa que vai construir e operar a futura Linha 20 (Rosa) do Metrô.

Anúncio de Tarcísio de Freitas

Durante o anúncio de uma nova estação na Linha 10-Turquesa do trem, Tarcísio de Freitas falou sobre a intenção da privatização.

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“Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui. Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser “repotencializado” e também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”, disse o governador.

Privatizações

Tarcísio de Freitas tem adotado como modelo de concessão do transporte público a privatização de uma linha já em operação juntamente com a concessão de um novo ramal.

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Desse modo, a empresa privada leva uma linha já em operação para administrar e fazer caixa enquanto toca uma nova obra.

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Além disso, a ideia do governador de São Paulo é privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM até o fim de seu mandato, em 2026.

Novas estações do metrô

Na última terça-feira, 01, Tarcísio de Freitas realizou uma vistoria técnica no primeiro trem da futura Linha 17-Ouro.

Desse modo, o metrô dará início a fase de testes em janeiro de 2025 para checar todos os sistemas do trem e nas vias do Pátio Água Espraiada. Por fim, a operação está prevista para começar em 2026.

A Linha 17-Ouro contará com oito estações e ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação do Morumbi da Linha 0-Esmeralda.

Investimentos

Além disso, em maio deste ano, Tarcísio de Freitas iniciou o programa “São Paulo nos Trilhos”, com investimentos estimados em R$ 130 bilhões e que contemplam 890 quilômetros na rede metroferroviária.

De acordo com o portal CNN, o governador assinou o contrato da parceria público-privada para o Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital até Campinas.

O anúncio contemplou novas linhas de metrô, a construção de mais estações na rede existente, concessão de linhas da CPTM e estudos para outros trens de média velocidade entre grandes cidades do estado.

Até o fim de 2025, ainda estão previstos os leilões de concessão (pura ou PPP) dos seguintes projetos:

Considerações finais

Em suma, desde que assumiu o Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas está focado em privatizar as linhas do metrô de São Paulo e estrear novas estações.

Como está o funcionamento do metrô hoje em SP?

O metrô é um dos transportes públicos mais utilizados pelos paulistanos, fato que faz com que muitos perguntem como está o seu funcionamento.

De acordo com informações do portal oficial, as seis linhas estão funcionando normalmente até o momento da publicação desta nota.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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