Tarcísio de Freitas faz investimento estimado em R$ 130 milhões no metrô de São Paulo
Nesta sexta-feira, 04, iremos mostrar três medidas de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, no metrô.
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As medidas envolvendo o fim de uma era na Linha 1-Azul, novas estações e até um plano de R$ 130 bilhões.
Linha 1-Azul
Primeiramente, iremos falar sobre o fim de uma era na Linha 1-Azul: Sua possível privatização no ano de 2025.
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De acordo com informações do portal O Globo, Tarcísio de Freitas a linha será privatizada no mesmo leilão que definirá a empresa que vai construir e operar a futura Linha 20 (Rosa) do Metrô.
Anúncio de Tarcísio de Freitas
Durante o anúncio de uma nova estação na Linha 10-Turquesa do trem, Tarcísio de Freitas falou sobre a intenção da privatização.
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“Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui. Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser “repotencializado” e também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”, disse o governador.
Privatizações
Tarcísio de Freitas tem adotado como modelo de concessão do transporte público a privatização de uma linha já em operação juntamente com a concessão de um novo ramal.
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Desse modo, a empresa privada leva uma linha já em operação para administrar e fazer caixa enquanto toca uma nova obra.
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Além disso, a ideia do governador de São Paulo é privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM até o fim de seu mandato, em 2026.
Novas estações do metrô
Na última terça-feira, 01, Tarcísio de Freitas realizou uma vistoria técnica no primeiro trem da futura Linha 17-Ouro.
Desse modo, o metrô dará início a fase de testes em janeiro de 2025 para checar todos os sistemas do trem e nas vias do Pátio Água Espraiada. Por fim, a operação está prevista para começar em 2026.
A Linha 17-Ouro contará com oito estações e ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação do Morumbi da Linha 0-Esmeralda.
Investimentos
Além disso, em maio deste ano, Tarcísio de Freitas iniciou o programa “São Paulo nos Trilhos”, com investimentos estimados em R$ 130 bilhões e que contemplam 890 quilômetros na rede metroferroviária.
De acordo com o portal CNN, o governador assinou o contrato da parceria público-privada para o Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital até Campinas.
O anúncio contemplou novas linhas de metrô, a construção de mais estações na rede existente, concessão de linhas da CPTM e estudos para outros trens de média velocidade entre grandes cidades do estado.
Até o fim de 2025, ainda estão previstos os leilões de concessão (pura ou PPP) dos seguintes projetos:
- Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM;
- Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM;
- TIC São Paulo-Sorocaba.
Considerações finais
Em suma, desde que assumiu o Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas está focado em privatizar as linhas do metrô de São Paulo e estrear novas estações.
Como está o funcionamento do metrô hoje em SP?
O metrô é um dos transportes públicos mais utilizados pelos paulistanos, fato que faz com que muitos perguntem como está o seu funcionamento.
De acordo com informações do portal oficial, as seis linhas estão funcionando normalmente até o momento da publicação desta nota.