Simone Tebet crava um péssimo comentário para os beneficiários que recebem benefícios
Uma frase de Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, deixou os beneficiários do INSS, Pis e BPC de olhos abertos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, vindo de uma pessoa influente no governo, famosa e com um cargo tão importante, qualquer frase que vá contra os direitos dos trabalhadores impacta bastante.
Segundo a Gazeta do Povo, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, defende desvincular do salário mínimo algumas das maiores despesas do governo: o piso das aposentadorias e pensões, o abono salarial, o seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, isso significa acabar com o aumento real concedido todos os anos a esses benefícios e dar a eles o mesmo tratamento que já é dispensado às aposentadorias e pensões acima do piso: a correção apenas pela inflação.
À medida que o salário mínimo continue subindo acima da inflação e os benefícios sejam atualizados apenas por ela, cada beneficiário passará a receber menos de um salário mínimo por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos ter que fazer isso pela convicção ou pela dor”, disse Tebet em entrevista ao jornal “Valor Econômico” publicada na segunda-feira (6).
A ministra – responsável por um programa de revisão de gastos públicos bastante tímido até agora – disse que “não dá mais para trabalhar no varejo”, isto é, com pequenas medidas pontuais, e que é preciso “colocar o dedo na ferida” das despesas governamentais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Claro que só foi um pronunciamento dela e uma opinião sobre o que ela acha que deve acontecer com os benefícios. O problema é que as propostas surgem das ideias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É O INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.
O Meu INSS é um serviço online oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil, que permite aos cidadãos acessarem informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e outros benefícios sem precisar ir a uma agência.