NOVA ERA!
“Daqui pra frente”: Fim de uma era nos shoppings de São Paulo atinge Bourbon, Tatuapé e+ gigantes
01/02/2025 às 23h29

Shoppings paulistas vivem o fim de uma era, como é o caso dos gigantes Bourbon e Tatuapé; confira os detalhes
Centro comercial gigante e que disponibiliza no mesmo local uma gama de serviços, como lojas, cinemas, restaurantes e muito mais, os shoppings caíram nas graças do grande público de forma surreal. Ademais, os ambientes se tornaram o local perfeito para quem deseja ir às compras e outra gama de atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São Paulo, maior metrópole do Brasil, é uma capital muito bem abastecida com esse tipo de estabelecimento, como é o caso do Bourbon, Tatuapé e mais gigantes.
E por falar nos shoppings, o fim de uma era chega nos empreendimentos. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do Propmark, traz à tona maiores detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de uma era nos shoppings
Em suma, não estamos se referindo apenas aos centros comerciais de São Paulo, mas, de forma geral no Brasil. Ocorre que, segundo a fonte, os locais não possuem mais o intuito de ser um local onde as pessoas fazem compras.

Ademais, a realidade é que, o foco desses locais agora é diferente. Logo, a mudança será irreversível. “São lugares onde as pessoas vão para viver – passear, divertir-se, comer, e, se sobrar algum tempo e já que estão por lá, fazem algumas comprinhas”, destaca o colunista Francisco Alberto Madia de Souza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Fechamento”: Fim de uma era chega nos shoppings do Brasil e atinge Jockey Plaza e nº1 de Curitiba
● Santana Parque e Tucuruvi choram: Venda colossal do Shopping D a gigante nº1 em SP chega com R$1,8B na mesa
● Adeus ao Bourbon Country: Fim de serviço popular em shopping de Porto Alegre abala clientes após 18 anos
Nova era
Assim, nota-se que os empreendimentos que antes eram voltados para vendas, hoje se tornaram locais de lazer. As pessoas, aliás, acabam indo aos empreendimentos em busca de diversão e não com o foco principal em comprar.
Dessa forma, seja o shopping Bourbon, Tatuapé ou outros, os shoppings terão público se entender que o foco passa a ser serviços que não sejam exclusivamente focados em vendas.
“Conviveremos daqui para frente mais e melhor com o shoppings que nos garantam diversão e lazer, primeiro e depois, eventualmente, compras. Assim, repetindo o que os consultores da Madia vêm orientando nossos clientes há mais de 10 anos: saem os shoppings, e entram, no lugar, os livings centers”, completa o colunista.

Considerações finais
- Shoppings no Brasil, como Bourbon e Tatuapé, estão deixando de ser locais focados apenas em compras;
- O novo foco é oferecer serviços de lazer, diversão e alimentação, com compras sendo uma atividade secundária;
- A mudança é irreversível e reflete uma nova era onde os shoppings se tornam “living centers”, ou centros de convivência.
Veja mais notícias sobre os shoppings CLICANDO AQUI.
QUANTOS SHOPPINGS EXISTEM NO BRASIL?
Em suma, no Brasil hoje, há cerca de 639 estabelecimentos, sendo que mais da metade está concentrada no Sudeste. Só na maior região em concentração de pessoas, tem 324 shopping centers.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br