Supermercado rival do Assaí encerra atividades em Curitiba durante a gestão de Ratinho Júnior e marca novo capítulo no varejo no Paraná
O fechamento de uma importante unidade de supermercado, concorrente direto do Assaí, movimentou o setor varejista de Curitiba nos e levantou questionamentos sobre o impacto das políticas econômicas adotadas durante o governo Ratinho Júnior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio a um cenário de disputas territoriais entre grandes redes e mudanças no perfil de consumo da população paranaense, a decisão de encerrar as atividades da loja sinaliza uma reconfiguração silenciosa no mapa comercial da capital.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do Bem Paraná, detalha agora o fechamento da unidade do supermercado Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Unidade de supermercado fechado
O supermercado Loja Nacional localizada na Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri, em Curitiba, iniciou uma queima de estoque como parte do processo de encerramento de suas atividades.

Além disso, a unidade, que já operou sob as bandeiras Mercadorama e Nacional, foi adquirida pelo Grupo Beal, responsável pela rede de supermercados Festval.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a transação foi anunciada oficialmente pelo Grupo Carrefour Brasil em dezembro de 2024, por meio de um Fato Relevante ao mercado financeiro .
Carrefour
A venda da loja do Bacacheri integra a estratégia do Carrefour de desinvestir em unidades das bandeiras Nacional e Bompreço, adquiridas anteriormente com a compra do Grupo Big em 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o objetivo é concentrar as operações nas marcas principais da companhia, como Atacadão, Carrefour e Sam’s Club.
Além disso, no total, o grupo pretende se desfazer de 64 lojas no país, sendo 47 da bandeira Nacional e 17 da Bompreço, com expectativa de arrecadar entre R$ 400 milhões e R$ 450 milhões com as vendas .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grupo Beal
O Grupo Beal adquiriu quatro unidades do Supermercado Nacional em Curitiba, localizadas nos bairros Juvevê, Bacacheri, Rebouças e no Centro, na Praça Osório.
Porém, a negociação faz parte do projeto de expansão do Festval, que visa ampliar sua atuação em Curitiba e Região Metropolitana, fortalecendo a presença da marca e proporcionando aos clientes ainda mais conveniência e qualidade em suas compras.
O que vai acontecer com a loja do supermercado?
A loja do Bacacheri, que já sediou marcas como Coletão e Mercadorama, passará por uma reforma abrangente antes de reabrir sob a bandeira Festval.
A reestruturação incluirá modernização da estrutura interna e externa da unidade, com previsão de conclusão no próximo semestre.
CONCLUSÃO
Por fim, a transição da loja Nacional do Bacacheri para a bandeira Festval reflete as mudanças estratégicas no setor varejista brasileiro. Assim, com grandes grupos reavaliando suas operações para focar em formatos mais rentáveis.
Porém, a aquisição pelo Grupo Beal não apenas fortalece a presença do Festval em Curitiba, mas também promete impulsionar a economia local com a geração de empregos e modernização das instalações.
Veja também matéria especial sobre: “Encerrou as atividades”: Supermercado n°1 de SP fecha as portas em abril após 50 anos e devasta clientes.