Prefeitura lançou o cartão Jaé para substituir o Riocard
A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende acabar com um tipo vale transporte até maio deste ano devido a um novo sistema de bilhetagem digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 20 de julho de 2023, a Prefeitura lançou o cartão Jaé para substituir o Riocard.
No ano passado, o Jaé começou a operar em fase experimental no BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, como o novo bilhete está em fase de teste, não é possível fazer integração com outros transportes.
Desse modo, os usuários que precisam seguir viagem em outro transporte dentro do período de validade do bilhete único (3 horas) devem usar o Riocard.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Seccin, ressaltam que a transição será feita de forma gradual.
“O que vamos fazer é acabar com a famosa caixa preta no sistema de transporte do Rio de Janeiro. Todos os dados são disponibilizados para a Prefeitura e atualizados em tempo real”, disse o prefeito, que continuou:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Passaremos a saber a receita do sistema e a demanda de passageiros, além de também ter mais acesso a informações sobre o fluxo de passageiros da cidade”, afirmou Eduardo Paes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os passageiros podem usar o Riocard ou o Jaé para suas viagens. O novo bilhete é aceito nas modalidades ônibus, vans, cabritinhos, VLT e BRT.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
O cartão Riocard só deixará de ser aceito em todos os meios de transporte do município na na última fase de implantação do sistema Jaé, que deverá ocorrer em maio, segundo o portal Diário do Transporte.
A ideia inicial era de que o novo bilhete fosse implementado em fevereiro deste ano, porém, existem questões técnicas para serem resolvidas, de acordo com o portal.
No dia 16 de janeiro do ano passado, Eduardo Paes ressaltou a importância da substituição do vale transporte por meio das redes sociais.
O prefeito criticou a empresa Riocard Mais, que lançou um novo modelo de bilhetagem com pagamento das passagens do transporte público via celular.
O novo vale transporte, o Jaé, é uma parceria da prefeitura com o Consórcio Bilhete Digital (CBD).
“Nada como uma boa concorrência. Mas agora já deu ruim para a empresa dos empresários de ônibus (Riocard) que sempre maltratou a população. Em breve, teremos outro operador com mais tecnologia e transparência!”, ressaltou o prefeito.
Por fim, o prefeito culpou a própria Riocard pela substituição do vale transporte, uma vez que a empresa não compartilhou os dados financeiros e outros importantes sobre o sistema de transporte.
O QUE É O VALE-TRANSPORTE?
O vale transporte é um benefício garantido por Lei que estabelece o limite de 6% do salário do trabalhador para despesas com transporte (residência/trabalho – ida e volta).
Vale lembrar que a substituição do Jaé será para todos os bilhetes eletrônicos, seja o comum ou do vale-transporte.