ENGOLIDA
Fim de gigante dos eletrodomésticos no Brasil: O adeus de rede aclamada após compra de R$ 300 milhões da Magalu
23/05/2024 às 21h08
Companhia se rendeu à atual dona e, depois de longos anos de sucesso, teve o nome extinto no mercado
Uma importante marca esteve entre os maiores empreendimentos construídos no Nordeste do país. Foram décadas atuando, mas, após alguns aniversários, o grupo se rendeu à atual dona, Magalu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada no fim dos anos 50, as Lojas Maia tiveram grande importância no mercado. Para se ter uma ideia, o grupo chegou a comandar 140 unidades espalhadas por 9 estados, liderando o setor de vendas de eletrodomésticos.
Surpreendentemente, em 2010, a empresa anunciou que estava sendo vendida para a Magazine Luiza. O negócio foi multimilionário para ambas as partes, mas, diante da fusão, a veterana acabou perdendo o nome.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o jornal O Globo, a Magalu investiu R$ 300 milhões nas Lojas Maia, em 2010. Durante 2 anos, a logo das unidades dividiu a identidade de ambas, mas, em 2012, acabaram assumindo somente a personalidade da atual dona.
Essa fusão também foi responsável pela entrada da Magazine no Nordeste, passando a enfrentar outras gigantes do gênero, como as Casas Bahia. Hoje, o grupo administrado por Luiza Helena Trajano é a 3ª maior varejista do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Money Times, a companhia teve faturamento de R$ 44,7 bilhões em 2023, tendo expectativas ainda maiores para este ano. Em primeiro e segundo lugar, aparecem os supermercados Carrefour e Assaí, respectivamente.
Quando surgiu a Magazine Luiza?
A primeira loja apareceu em 1957, no município de Franca, em São Paulo, criada por Pelegrino José Donato e a esposa, Luiza Trajano Donato. Desde então, o grupo foi se expandindo para outros estados e se tornou uma das empresas de maior porte no país.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Encerramento”: Rival n°1 da Magazine Luiza confirma fim de serviço crucial e clientes ficam sem chão
● Magazine Luiza se aproveita de rival em recuperação judicial e acaba de tomar loja colossal em SP
● Calote de R$ 100M e falência: O fim de rival n°1 da Magazine Luiza após 70 anos
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]