Encerramento das atividades: O fechamento de varejista n°1, rival da Riachuelo, em Recife, PE, após anos

Em seu auge, a marca chegou a competir com a Riachuelo, em Recife e outras cidades, mas não resistiu à crise.

22/04/2025 18h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Loja fechou em todas as cidades brasileiras (Foto: Divulgação)

Depois de chegar com grandes expectativas, uma conhecida varejista encerrou suas operações diante de uma forte crise. Em seu auge, a marca chegou a competir com a Riachuelo, em Recife e outras cidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Forever 21 ficou conhecida mundialmente por sua proposta jovem, moderna e acessível, especialmente nos Estados Unidos. No entanto, no Brasil, os negócios não emplacaram como a administradora norte-americana esperava.

De acordo com o Mercado & Consumo, as lojas não conseguiram alcançar o mesmo nível de sucesso, possivelmente pelos preços das peças, que pareciam mais altos em comparação com outros concorrentes, como a Riachuelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na pandemia, em 2020, as vendas da Forever 21 caíram drasticamente em todo o mundo. Por aqui, a situação não foi diferente, fazendo a marca enfrentar dificuldades para se manter, inclusive sobre os valores dos aluguéis dos imóveis nas cidades.

Antes de encerrar definitivamente as atividades, a varejista promoveu uma grande queima de estoque em suas lojas, incluindo a unidade de Recife, em Pernambuco, assim como em São Paulo e outras localidades, onde havia maior demanda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Forever 21, Riachuelo, Pernambucanas
A marca Forever 21 esteve no Brasil entre 2014 e 2022, mas não resistiu à crise no país (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

Em 2022, a Forever 21 encerrou definitivamente suas operações no Brasil devido à crise, que trouxe desafios significativos, como impostos elevados, custos de importação e limitações de infraestrutura.

Além disso, a concorrência crescente de rivais digitais, como a Shein, contribuiu para a decisão. Embora a marca continue ativa nos Estados Unidos, onde foi fundada nos anos 80, ela também fechou várias unidades e ainda enfrenta dificuldades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o jornal O Globo, a Forever 21 está em processo de recuperação judicial e planeja solicitar falência, além de anunciar o fechamento de mais lojas em breve. Das aproximadamente 500 lojas que possuía, restam cerca de 300.

Ao que parece, o objetivo da ação é preservar a marca. Essa, porém, não é a primeira vez que a empresa enfrenta problemas. Em 2019, a empresa entrou com um pedido de proteção às contas, após mudanças nos hábitos de consumo e questões internas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Forever 21
A Forever 21 está em recuperação judicial nos Estados Unidos, mas deve pedir falência (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, a Forever 21 encerrou suas operações no Brasil, após 8 anos;
  • Os motivos seriam os impostos altos, custos de importação e concorrência digital;
  • A marca continua nos EUA, mas enfrenta dificuldades e planeja solicitar falência.

+ Contudo, veja ainda outras empresas que também fecharam no Brasil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.