Triste fim de gigante
Prejuízo, decadência e fechamento de lojas: o triste fim de gigante do varejo muito amada pelos brasileiros
02/05/2023 às 19h54

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das maiores redes de varejo do Brasil fechou as portas e deixou os brasileiros bem tristes
Estamos falando da Ducal Roupas que foi uma rede de lojas de roupas masculinas brasileira de muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960.
Além do sistema de crédito que era muito famosos entre os clientes, a Ducal Roupas tinha uma mensagem no seu nome, ‘Ducal’ era a junção de ‘duas calças’, pois quem comprava um paletó no local junto de uma calça, ganhava outra de graça.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tchau, metrô grátis aos 65 anos: Projeto arma nova lei de isenção em Salvador para idosos 60+ em 2025

Adeus FGTS, férias e +2: Lei trabalhista em vigor crava 5 proibições aos CLTs em 2025

Banco Central ciente: Serviço essencial tem FIM decretado após quase 40 anos no Bradesco, Itaú e mais
A Ducal não era apenas uma grande marca mas sim um grande grupo empresarial da época e que possuía além das lojas, indústrias de roupas e eletrônicos (Denison), supermercados (Dado – o primeiro do gênero no Rio), varejo de utilidades domésticas (Decasa), imobiliárias (Daviga), além de serviços de banco de dados (Datamec), consultoria jurídica, crédito (Banco Delta e Decred), agência de publicidade (Denison Propaganda) e até galeria de arte (Petit Galerie).

Loja Ducal no Rio de Janeiro (Reprodução – Internet)
Com 22 milhões de cruzeiros na época, José Vasconcelos de Carvalho, José Cândido e José Luiz Moreira de Souza abriram uma fábrica de roupas e consequentemente a primeira Ducal, no centro do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As vendas a crédito em até 24 vezes e a ousada promoção das “Duas Calças” foram as primeiras estratégias de marketing para o crescimento da Ducal. A promoção pretendia que o cliente ficasse com uma calça para o trabalho e outra para o esporte.
Para se ter ideia, Pelé foi garoto propaganda das Ducal após o primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958.
COMO A DUCAL FALIU?
A Ducal sofreu com os parcelamentos em 24 vezes sem correção monetária após o Brasil entrar em uma forte crise econômica fazendo com que a inflação despontasse.
Foi necessário que a Ducal se unisse à igualmente famosa rede mineira de eletrodomésticos Bemoreira em 1966.

Pelé como garoto propaganda da Ducal (Reprodução – Internet)
A parceria teve sucesso entre o final dos anos sessenta e início dos setenta. Mas a inflação continuava prejudicando o sistema de crédito, sem falar na mudança no comportamento de compra e moda do público. Consequentemente, a Bemoreira-Ducal entrou em decadência. À medida que o grupo saía da mídia, as lojas começavam a ser fechadas uma a uma.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br