Triste fim de gigante
Prejuízo, decadência e fechamento de lojas: o triste fim de gigante do varejo muito amada pelos brasileiros
02/05/2023 às 19h54
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das maiores redes de varejo do Brasil fechou as portas e deixou os brasileiros bem tristes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Ducal Roupas que foi uma rede de lojas de roupas masculinas brasileira de muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960.
Além do sistema de crédito que era muito famosos entre os clientes, a Ducal Roupas tinha uma mensagem no seu nome, ‘Ducal’ era a junção de ‘duas calças’, pois quem comprava um paletó no local junto de uma calça, ganhava outra de graça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ducal não era apenas uma grande marca mas sim um grande grupo empresarial da época e que possuía além das lojas, indústrias de roupas e eletrônicos (Denison), supermercados (Dado – o primeiro do gênero no Rio), varejo de utilidades domésticas (Decasa), imobiliárias (Daviga), além de serviços de banco de dados (Datamec), consultoria jurídica, crédito (Banco Delta e Decred), agência de publicidade (Denison Propaganda) e até galeria de arte (Petit Galerie).
Com 22 milhões de cruzeiros na época, José Vasconcelos de Carvalho, José Cândido e José Luiz Moreira de Souza abriram uma fábrica de roupas e consequentemente a primeira Ducal, no centro do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
As vendas a crédito em até 24 vezes e a ousada promoção das “Duas Calças” foram as primeiras estratégias de marketing para o crescimento da Ducal. A promoção pretendia que o cliente ficasse com uma calça para o trabalho e outra para o esporte.
Para se ter ideia, Pelé foi garoto propaganda das Ducal após o primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958.
COMO A DUCAL FALIU?
A Ducal sofreu com os parcelamentos em 24 vezes sem correção monetária após o Brasil entrar em uma forte crise econômica fazendo com que a inflação despontasse.
Foi necessário que a Ducal se unisse à igualmente famosa rede mineira de eletrodomésticos Bemoreira em 1966.
A parceria teve sucesso entre o final dos anos sessenta e início dos setenta. Mas a inflação continuava prejudicando o sistema de crédito, sem falar na mudança no comportamento de compra e moda do público. Consequentemente, a Bemoreira-Ducal entrou em decadência. À medida que o grupo saía da mídia, as lojas começavam a ser fechadas uma a uma.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]