Triste fim de gigante

Prejuízo, decadência e fechamento de lojas: o triste fim de gigante do varejo muito amada pelos brasileiros

Grande rede de varejo de roupas faliu no auge (Reprodução - Internet)

Grande rede de varejo de roupas faliu no auge (Reprodução - Internet)

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Uma das maiores redes de varejo do Brasil fechou as portas e deixou os brasileiros bem tristes

Uma das maiores redes de varejo do Brasil, amada e respeitada pelos Brasileiros, teve que fechar as suas portas após a decadência e crise econômica.

Estamos falando da Ducal Roupas que foi uma rede de lojas de roupas masculinas brasileira de muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960.

Além do sistema de crédito que era muito famosos entre os clientes, a Ducal Roupas tinha uma mensagem no seu nome, ‘Ducal’ era a junção de ‘duas calças’, pois quem comprava um paletó no local junto de uma calça, ganhava outra de graça.

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A Ducal não era apenas uma grande marca mas sim um grande grupo empresarial da época e que possuía além das lojas, indústrias de roupas e eletrônicos (Denison), supermercados (Dado – o primeiro do gênero no Rio), varejo de utilidades domésticas (Decasa), imobiliárias (Daviga), além de serviços de banco de dados (Datamec), consultoria jurídica, crédito (Banco Delta e Decred), agência de publicidade (Denison Propaganda) e até galeria de arte (Petit Galerie).

Com 22 milhões de cruzeiros na época, José Vasconcelos de Carvalho,  José Cândido e José Luiz Moreira de Souza abriram uma fábrica de roupas e consequentemente a primeira Ducal, no centro do Rio de Janeiro.

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As vendas a crédito em até 24 vezes e a ousada promoção das “Duas Calças” foram as primeiras estratégias de marketing para o crescimento da Ducal. A promoção pretendia que o cliente ficasse com uma calça para o trabalho e outra para o esporte.

Para se ter ideia, Pelé foi garoto propaganda das Ducal após o primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958.

COMO A DUCAL FALIU?

A Ducal sofreu com os parcelamentos em 24 vezes sem correção monetária após o Brasil entrar em uma forte crise econômica fazendo com que a inflação despontasse.

Foi necessário que a Ducal se unisse à igualmente famosa rede mineira de eletrodomésticos Bemoreira em 1966.

Pelé como garoto propaganda da Ducal (Reprodução – Internet)

A parceria teve sucesso entre o final dos anos sessenta e início dos setenta. Mas a inflação continuava prejudicando o sistema de crédito, sem falar na mudança no comportamento de compra e moda do público. Consequentemente, a Bemoreira-Ducal entrou em decadência. À medida que o grupo saía da mídia, as lojas começavam a ser fechadas uma a uma.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

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