CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das maiores redes de varejo do Brasil fechou as portas e deixou os brasileiros bem tristes
Estamos falando da Ducal Roupas que foi uma rede de lojas de roupas masculinas brasileira de muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960.
Além do sistema de crédito que era muito famosos entre os clientes, a Ducal Roupas tinha uma mensagem no seu nome, ‘Ducal’ era a junção de ‘duas calças’, pois quem comprava um paletó no local junto de uma calça, ganhava outra de graça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ducal não era apenas uma grande marca mas sim um grande grupo empresarial da época e que possuía além das lojas, indústrias de roupas e eletrônicos (Denison), supermercados (Dado – o primeiro do gênero no Rio), varejo de utilidades domésticas (Decasa), imobiliárias (Daviga), além de serviços de banco de dados (Datamec), consultoria jurídica, crédito (Banco Delta e Decred), agência de publicidade (Denison Propaganda) e até galeria de arte (Petit Galerie).
Com 22 milhões de cruzeiros na época, José Vasconcelos de Carvalho, José Cândido e José Luiz Moreira de Souza abriram uma fábrica de roupas e consequentemente a primeira Ducal, no centro do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As vendas a crédito em até 24 vezes e a ousada promoção das “Duas Calças” foram as primeiras estratégias de marketing para o crescimento da Ducal. A promoção pretendia que o cliente ficasse com uma calça para o trabalho e outra para o esporte.
Para se ter ideia, Pelé foi garoto propaganda das Ducal após o primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958.
COMO A DUCAL FALIU?
A Ducal sofreu com os parcelamentos em 24 vezes sem correção monetária após o Brasil entrar em uma forte crise econômica fazendo com que a inflação despontasse.
Foi necessário que a Ducal se unisse à igualmente famosa rede mineira de eletrodomésticos Bemoreira em 1966.
A parceria teve sucesso entre o final dos anos sessenta e início dos setenta. Mas a inflação continuava prejudicando o sistema de crédito, sem falar na mudança no comportamento de compra e moda do público. Consequentemente, a Bemoreira-Ducal entrou em decadência. À medida que o grupo saía da mídia, as lojas começavam a ser fechadas uma a uma.