Três estações populares do metrô de São Paulo tiveram um triste fim e deixou milhares de paulistas chocados com destinos
Diariamente, inúmeros paulistanos utilizam o metrô para se locomover até o seu destino. Mas, poucos sabem que três estações populares tiveram um fim decadente nos últimos anos. Em 2024, as catracas dos locais nem existem mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1974, iniciava a operação aberta a população do Sistema Metroviário de São Paulo. Mas, enquanto algumas estações foram para frente outras tiveram o encerramento.
Nesta quinta-feira, 04, iremos recordar o fechamento das três estações populares do metrô de São Paulo, que geram choque até os dias atuais nos paulistanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No início, a ideia do Governo era de implementar uma estação de metrô em alguns pontos estratégicos. Mas, as ideais nunca foram concluídas, fato que as fez serem consideradas “estações fantasmas”.
LINHAS
A primeira delas é no Centro, local em que está a estação de metrô Pedro II, em meio a Linha 3-Vermelha, de acordo com informações do portal Folha de São Paulo. No projeto inicial, o espaço era maior e chegou a ter o ponto de embarque construído, mas atualmente, é bloqueado com placas e não possuí nenhum trilho.
As plataformas abandonadas estão dois níveis abaixo da linha que funciona normalmente, mas eram planejadas para receber a Linha 4-Amarela, que só foi inaugurada em 2010. O local também foi utilizado como deposito.
A construção da estação havia sido aprovada durante a gestão do governador Paulo Egydio. No ano seguinte, Paulo Maluf outras plataformas foram abandonadas, segundo o portal Aventuras na História.
LEIA TAMBÉM!
● Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país
● Doença e anonimato: Grávida de Taubaté vive assim 12 anos após ser desmascarada por Chris Flores
● “Não poderá perdoar “: A súplica feita por Daniella Perez à mãe através de Chico Xavier após morte
Haviam três plataformas fantasmas dentro da Estação República. Mas, elas foram demolidas para fazer parte do itinerário da Linha 4-Amarela.
Por fim, as linhas 1-Azul e 2-Verde também dariam origem a uma terceira ligação, inicialmente concebida partindo da própria Paraíso até Moema, passando por Tutóia e Ibirapuera.
O Ramal Moema chegou a ser construído de uma plataforma na própria Paraíso, porém, o projeto não vingou. Atualmente, o local é utilizado para estacionar máquinas híbridas de manutenção dos trilhos e carros.
Por fim, a estação Moema só foi ser inaugurada em 2018, compondo a Linha 5-Lilás, mas as estações Tutóia e Ibirapuera nunca chegaram a sair do papel.
QUANTAS LINHAS O METRÔ DE SÃO PAULO TEM?
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, segundo o portal oficial do Metrô.