Linha aérea acabou tendo um fim decadente decretado pela ANAC e suas aeronaves abandonadas
O mercado de aviação é um dos mais instáveis para as empresas em todo o mundo.
Ao longo dos anos, muitas dessas empresas já entraram com pedidos de recuperação judicial, pedidos de falência ou simplesmente deixaram de existir deixando um rastro de abandono e saudade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nem mesmo as maiores companhias aéreas do Brasil e do mundo passam ilesas desse desfecho, muitas vezes decadente, quando as coisas se complicam.
Esse foi o caso da TAF Linhas Aéreas S.A, uma companhia aérea brasileira que concorria com a GOL no Brasil e cuja sede se localizava na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.
Breve História
A história da TAF se inicia na década de 60, cuja sede se fundou no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Wiki, a mesma foi crescendo ao longo dos anos e entrou no mercado de voos regulares após a desregulamentação promovida pelo governo na época.
No dia 17 de fevereiro de 1996, passou a se chamar TAF Linhas Aéreas S.A., começando a operar como linha aérea regional em 1º de março daquele mesmo ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 71B na mesa e liberado pelo Banco Central: Fim de banco nº1 dos brasileiros após ser engolido pelo Santander
● “Encerrou suas atividades”: Fim de serviço vital da Drogaria São Paulo em SP chega por motivo alarmante
● Descanse em paz: Fim de 7 chocolates populares da Nestlé e extinção no Assaí, Carrefour e +
Operando inicialmente no transporte de passageiros e carga ela contava com nove aeronaves:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Cessna 208A Caravan- 4 unidades
- 208B Grand Caravan- 1 unidade
- Embraer EMB-110C Bandeirante- 4 unidades
A TAF voava para Recife, Fortaleza, Sobral, Teresina, Parnaíba, Manaus, Belém, Iguatu, Juazeiro, Natal, Mossoró, Fernando de Noronha e João Pessoa.
A TAF ainda planejava comprar mais duas unidades de Embraer EMB-120 Brasília, porém essa transação nunca se concretizou.
No final da década de 90, a TAF expandiu as suas atividades realizando o transporte de cargas para a RPN (Rede Postal Noturna dos Correios, principalmente no Estado de Ceará)
A queda
Nos anos 2000 a TAF começou a enfrentar uma dura competição com a Nordeste Linhas Aéreas e, no final do ano 2000, acabou trazendo o Boeing 737-200C, com o qual fazia voos cargueiros que ligavam São Luis, Teresina, Brasília e Rio.
Ela ainda trouxe depois um Boeing 737-200QC (Quick Change), para 119 passageiros ou 15 toneladas de carga.
Além de se dedicar principalmente ao setor de carga aérea, a TAF também realizava fretamentos contratados, especialmente para várias localidades nos Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
No ano de 2003, a TAF incorporou mais dois Boeing 737-200 e um 727-200F.
Ainda de acordo com o portal Wiki a empresa chegou a fazer 3 voos semanais de passageiros e carga de porão, ligando Fortaleza à Belém, Macapá ,Cayena (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname).
No entanto, a partir de janeiro de 2010 as operações regulares com passageiros foram suspensas, retendo-se apenas ao mercado de cargas e fretamentos.
Pra piorar, no ano de 2010, a ANAC acabou decretando seu fim ao retirar a sua licença de vôo e várias aeronaves foram abandonadas pelos aeroportos do Brasil.
Com isso, a TAF se tornou a oitava companhia aérea brasileira a perder sua concessão desde 2009, segundo dados da Anac.
Abandono
De acordo com o portal AeroIN, em agosto de 2021, praticamente 10 anos após seu fim, as suas aeronaves Boeing ainda estavam abandonadas porém disponíveis em um leilão.
Os jatos Boeings 727 e 737 já estavam abandonados há uma década no Aeroporto de Fortaleza, que como mencionamos, era aonde se localizava a sua sede.
No total, foram quatro jato colocados em leilão pelo leiloeiro Fernando Montenegro Castelo, incluindo os:
- Trijatos Boeings 727-200F de matrículas PT-MTC e PR-MTD
- “Breguinhas” 737-200 matriculados PT-MTA e PT-MTF.
Ainda de acordo com o portal, o PT-MTA estava com a matrícula 9Q-CGJ, já que iria para a companhia GTRA Airways, do Congo, mas empresa africana acabou não vingando.
Tal leilão ficou vigente até o dia 05 de agosto de 2021.
Uma curiosidade envolvendo um dos Breguinhas que era da TAF, é que no passado o mesmo foi sequestrado por terroristas, virando até música do Legião Urbana:
Ainda no ano de 2021, a aeronave ainda permanecia na Alemanha após uma operação de resgate no Aeroporto de Fortaleza feito por um gigante Antonov.
Quais foram as manifestações da TAF linhas Aéreas e sua situação atual?
De acordo com uma publicação do portal Valor Ecônomico, a ANAC chegou a se manifestar no ano de 2013, afirmando que se fosse o caso da TAF desejar operar novamente: “Teria que passar por todas as etapas para obter uma nova concessão”.
Segundo o portal Poder Aéreo, Ariston Pessoa Filho, um dos acionistas da companhia, declarou na época que uma eventual busca por uma nova concessão não aconteceria em 2013, já que esse processo “poderia levar um ano”.
Ariston Filho ainda afirmou que a TAF parou de operar por causa da pouca demanda como resultado das crises econômicas de 2008 e 2009.
Segundo o portal Ineed, parte da empresa ainda existe operando como táxi aéreo esporádico, usando um Cessna 208 Caravan de prefixo PT-OGG.
Para quem não sabe, o táxi aéreo é um serviço de transporte realizado por meio de aeronaves de aluguel, onde o cliente escolhe a origem, o destino e os horários.
As viagens podem ser domésticas ou internacionais, não existindo limitação para o tipo e o tamanho da aeronave utilizada.