ALÍVIO PARA O BOLSO!
Fim das dívidas do IPVA: Nova lei acaba de ser sancionada por Castro e salva lista de motoristas no RJ
29/11/2024 às 4h00
Nova lei sancionada por Castro facilita a vida de motoristas para se livrar do IPVA de uma vez por todas; Veja como aderir
O IPVA é um desafio orçamentário para milhares de famílias brasileiras, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, onde o custo de vida é elevado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resposta a isso, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro sancionou nesta quinta-feira (28) a Lei 10.579/2024, prorrogando até 30 de junho de 2025 o prazo para adesão ao programa IPVA em Dia.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) criou uma medida para parcelar dívidas acumuladas desde 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo G1, a equipe especializada em tributos do TV Foco, traz mais informações sobre essa nova lei e como ela funciona.
Livre-se das dívidas do IPVA
O programa permite pagamento de débitos em até 12 parcelas, abrangendo dívidas de IPVA de 2023 e agora também de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o G1, o governo visa beneficiar cerca de 1 milhão de veículos, aliviando financeiramente os motoristas e impulsionando a arrecadação estadual.
Impactos da nova lei
Aliás, a sanção do governador foi elogiada por parlamentares que participaram da elaboração do programa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Serasa emite comunicado emergencial aos que colocam CPF na Nota Fiscal e traz 4 alertas a brasileiros
● Tire da tomada hoje (28): 5 eletrodomésticos populares estão levando o valor da sua conta de luz nas alturas
● Honda Fit, queridinho da Chevrolet e +8: 10 carros para você comprar em 2025 sem pagar IPVA
Um dos autores, o deputado Claudio Caiado (PSD), destacou a importância da prorrogação do prazo.
“A prorrogação vai garantir que os motoristas tenham tempo suficiente para se organizarem e conseguirem aderir a esse programa.”
O deputado Luiz Paulo (PSD), criador da lei original e da proposta de extensão do prazo, destacou os benefícios para motoristas e governo estadual.
“Este projeto faz bem para os dois lados: para quem deve o IPVA, porque poderá parcelá-lo, quitá-lo e deixar de ser devedor; e, de outro lado, é bom para o próprio Estado, que vai aumentar sua arrecadação, visto que a inadimplência é muito grande.”
Como aderir ao IPVA em Dia?
- A Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro recebe pedidos de adesão ao programa exclusivamente por meio digital em seu site;
- Ademais, o governo incluiu os valores de 2024 no parcelamento, beneficiando também veículos com dívidas deste ano, além dos de 2020 a 2023.
Considerações finais:
Em suma, com a inclusão das dívidas de 2024 no parcelamento, o programa representa uma oportunidade significativa para motoristas regularizarem suas pendências.
Além disso, o prazo estendido até o final do primeiro semestre de 2025 dá maior flexibilidade para planejamento financeiro, ao mesmo tempo em que auxilia o governo a recuperar tributos em atraso.
Essa iniciativa surge em um momento em que o IPVA continua sendo um fator relevante de inadimplência, refletindo as dificuldades econômicas enfrentadas por muitas famílias fluminenses.
Por fim, o programa promete equilibrar a balança entre alívio financeiro e aumento da arrecadação.
Mas, se quiser saber mais detalhes sobre essas e muitas outras leis envolvendo o IPVA, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.