Fim do décimo terceiro para o INSS é acertado
Por conta de um comunicado falando sobre o fim do décimo terceiro para aposentados e pensionistas, muitos beneficiários do INSS ficaram se perguntando o que havia acontecido. INSS
Pois bem, segundo o Pronatec, esclareceu que, na verdade, chegou ao fim o pagamento em 2023. Acontece que desde 2020, ano que estourou a pandemia, o Governo aprovou o adiantamento das parcelas do décimo terceiro para o primeiro semestre para aqueles cadastrados no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes, o pagamento era feito apenas no segundo semestre, e após a pandemia, seguiu sendo adiantado para o primeiro semestre. As parcelas começaram a ser pagas em maio e fecharam no dia 7 de julho, assim, em 2023, de fato o décimo terceiro foi encerrado. Mas em 2024 retorna normalmente.
Já os trabalhadores de carteira assinada, costumam receber o benefício no final do ano. Então, quando começarem as notícias sobre liberação, é para essa classe de empregados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VAI ACABAR AS FILAS PARA RECEBER O BENEFÍCIO?
Uma notícia caiu muito bem para as pessoas que estão na fila do INSS para conseguir os benefícios. Acontece que o presidente Lula deverá assinar uma Medida Provisória (MP) que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
● Proibições no Metrô e no Bilhete Único: Eduardo Paes crava 2 viradas no transporte do RJ em 2025
Segundo a CNN Brasil, a ideia é diminuir o montante de pedidos de aposentadorias, pensões e perícias médicas em atraso no INSS. Para se ter noção, hoje existem 1,8 milhão de solicitações em análise. Desses, pelo menos 39% dos pedidos estão sendo avaliados há mais de 180 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há ainda 31 mil casos que aguardam atendimento ou definição do INSS há praticamente um ano. Por enquanto, segundo a CNN, é que o programa dure 9 meses, podendo se estender por mais 3 meses em caso de necessidade.
Quem for trabalhar no programa, como peritos e supervisores médicos, além de servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, irão ganhar bônus por horas-extras de trabalho que possam reduzir o estoque de solicitações acima de 45 dias. A notícia é como um presente para quem amarga a espera na fila.