Um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores CLTs e aposentados é o 13° salário
Direito dos trabalhadores CLTs e também de alguns aposentados e pensionistas do INSS, o 13º salário representa uma importante fonte extra de recursos para vários brasileiros.
A partir de informações do portal FDR e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora detalhes sobre o 13° salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns brasileiros deixarão de ter o direito de receber o pagamento no próximo ano. A medida deverá atingir algumas famílias que precisam estar atentas para a mudança em 2025.
O abono natalino seguirá sendo feito para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Porém, os brasileiros que foram contemplados por receberem auxílios poderão ter o 13º salário suspenso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, os auxílios do INSS como benefício por incapacidade temporária ou auxílio maternidade, por exemplo, são liberados de forma temporária pelo órgão federal.
Desse modo, caso o brasileiro tenha recebido o benefício pelo prazo determinado e não tenha renovado o pagamento mensal do INSS, ele não receberá o 13º salário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$7 mil no INSS: Globo confirma maior vitória aos aposentados nesta terça-feira (07)
● “Hoje”: Jornal da Band é paralisado com novo decreto de Haddad que atinge salário de idosos 60+ do INSS
● Lula ciente e aposentados vibram hoje (06/01): 13° salário do INSS tem data do saque anunciada com aumento
AFINAL, QUANDO SERÁ PAGO O 13° SALÁRIO?
Afinal, esse benefício, fundamental para o orçamento de muitos, oferece um reforço financeiro, principalmente para as despesas das festividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, desde 2020 o ano em que o mundo sofreu com os impactos da pandemia, teve uma mudança.
Vale destacar que o 13º salário do INSS é um direito garantido tanto a trabalhadores formais quanto a beneficiários, funcionando como uma ajuda extra no planejamento financeiro.
Porém, o 13º foi antecipado. Inclusive, os pagamentos foram em maio e junho desse de 2024.
Desse modo, milhares de aposentados esperam que o calendário de 2025 já venha atualizado, contando com a bonificação natalina da forma que era antigamente.
O pagamento da primeira parcela ocorria em setembro e a segunda parcela em dezembro. A expectativa é se esse ano o mesmo ocorrerá no primeiro semestre iguais os últimos anos.
QUEM TEM DIREITO AO 13º SALÁRIO DO INSS?
Os beneficiários do INSS têm direito ao 13º salário em várias modalidades, incluindo aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
Porém, é importante pontuar que o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não é elegível.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Os beneficiários do INSS têm direito ao 13º salário, exceto o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios conforme citados acima.
- Porém, os pagamentos antes da pandemia aconteciam por volta de setembro a dezembro de cada ano.
- Portanto, fica a expectativa se os pagamentos voltarão como antigamente ou ainda acontecerão no primeiro semestre, igual foi em 2024.